Especialista dá dicas para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio

Especialista dá dicas para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio

Item essencial de segurança, especialista dá dicas para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio. Com a função de fazer atrito com discos durante as frenagens, desacelerando o veículo até sua parada, as pastilhas de freio fazem parte do sistemas de freios a disco. Na maioria das vezes, seu composto é feito por materiais de fricção, reforço metálico e, conforme projeto, acessórios – sensores, cabos, chapas antirruídos etc.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

A manutenção preventiva acontece no fim da vida útil das pastilhas, que ocorre quando seu material de fricção chega à espessura igual ou inferior a dois milímetros. Uma outra forma de observar seu momento de troca é quando o usuário percebe que houve uma redução da eficiência do sistema. Sendo assim, deve-se procurar um profissional de confiança para que uma análise mais detalhada do conjunto seja feita.

Veja aqui como cuidar do carro no inverno 

De acordo com Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, o método mais comum para identificar se os itens estão desgastados é o visual ou por meio de medição deles.

“Peças equipadas com indicadores de desgaste facilitam a indicação de troca, pois os mecânicos geram ruído característico ao tocarem no disco e os elétricos mostram no painel de instrumentos essa necessidade” conta. Para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio, Silva explica que, primeiramente, sempre que substituir as pastilhas deve-se observar o estado dos discos de freio, pois estes, apresentado estados de conservação inadequados, podem comprometer sua vida útil.

Em seguida, recomenda-se a devida limpeza e lubrificação (conforme apropriado) do conjunto e suas partes, a fim de garantir seu correto funcionamento. Sendo assim, regule o sistema de freio como um todo, mantendo o devido balanceamento de atuação dos freios e evitando a sobrecarga do eixo que está passando por manutenção.

Por exemplo: se você está fazendo a manutenção do freio dianteiro de um veículo, o freio traseiro deve ser avaliado, para que ele também sofra uma manutenção ou regulagem. Por fim, não dirija com o pé apoiado no pedal de freio, tal atitude involuntária, muito comum a motoristas de automóveis com transmissão automática, podem acelerar o desgaste das pastilhas e do disco, além do aumento de consumo de combustível.

O AutoZ, primeiro e-commerce automotivo do Brasil, trabalha com pastilhas de freio da Cobreq. “Nossa missão é transformar a necessidade dos clientes em solução, de maneira simples e descomplicada, e com a garantia de que tudo que é comercializado é original e possui garantia do fabricante”, finaliza Alexandre Feletti, Gerente de Operações do AutoZ.

Read Previous

RTE Rodonaves arrecada mais de 57 toneladas de produtos em doações

Read Next

Chevrolet lança Nova S10 remodelada e com internet a bordo