Falha no terminal de direção pode comprometer a segurança  

Falha no terminal de direção pode comprometer a segurança  

De acordo com a Nakata, falha no terminal de direção pode comprometer a segurança. Os componentes são responsáveis por realizar a ligação entre as rodas e o braço axial ou barra de direção de um veículo.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

“Muitos motoristas queixam-se de barulho ou folga na direção, no entanto, identificar se é o terminal de direção que está comprometido ou se o ruído vem de outro componente é tarefa para especialista”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Segundo Silva, geralmente, quando há desgaste do terminal de direção os sinais mais comuns a surgirem são vibração, ruídos e folga na direção.

“Quando comprometido, o terminal de direção apresenta folga, ruido ou mesmo vibração da direção”, ressalta. Mas, é preciso ficar atento, pois a trepidação pode indicar também outros problemas, como falta de balanceamento de rodas, entre outros. O ideal é fazer também uma revisão completa no sistema de direção e suspensão.

Caso haja folga no terminal de direção, é recomendada a troca. “Além do desconforto ocasionado ao motorista, pode gerar outros danos e risco de acidente”, comenta Silva.

No momento da substituição é importante ficar atento com peças “parecidas”, cada veículo tem a peça que se encaixa perfeitamente no sistema. Para evitar erro na aplicação procure sempre pela indicação do catálogo do fabricante.

Lembrando que, após a substituição do terminal de direção, será necessário fazer alinhamento do veículo.

Read Previous

Fiat Toro Endurance: motor 1.8 flex e câmbio manual

Read Next

Valvoline demonstra diferenças entre lubrificantes