FCA apresenta novas tecnologias no 28º Congresso da SAE

A Fiat Chrysler Automóveis – FCA apresenta novas tecnologias no 28º Congresso da SAE. Simulador de direção, realidade aumentada, gamificação e tecnologia são algumas das novidades que a marca exibe durante o 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, que começa nesta segunda-feira (14) no São Paulo Expo. O evento, que vai até 18 de outubro, acontece simultaneamente ao 22º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas (Fenatran). Ambos têm entrada gratuita.

No estande da FCA, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar a evolução da Engenharia com o uso da realidade virtual no desenvolvimento dos novos produtos. Um dos destaques é o simulador de direção de última geração, utilizado para definição das características técnicas e funcionais dos componentes que determinam a dinâmica do veículo, como pontos geométricos de suspensão, amortecedores, molas, barras estabilizadoras, pneus, direção e freios. A demonstração será conduzida por um engenheiro da FCA, que guiará um Fiat Toro virtual no Autódromo Internacional de Curvelo. Na interação, são criadas as condições para avaliação do comportamento do veículo nas mais diferentes situações.

Outra experiência é com a realidade aumentada. Em uma carroceria física de um Fiat Toro, é possível projetar elementos das partes interna e externa do veículo. As dimensões são detalhadamente calculadas por meio de um scanner para garantir 100% de assertividade na interação entre o físico e o virtual.

Nas linhas de montagem, tecnologias inovadoras também estão transformando os processos, com foco na qualidade. Novo modelo de exoesqueleto utilizado para melhorar a ergonomia dos operadores será apresentado no estande da FCA. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer o projeto-piloto de termografia. Uma máquina fotográfica faz o registro gráfico das temperaturas de diversos pontos do corpo, com o objetivo de prevenir lesões. Outro destaque é o PlantX, game criado para capacitar os funcionários ao simular todas as etapas do processo produtivo de um automóvel. O jogador é o plant manager.

Agenda

Além da presença no estande, profissionais da FCA participam da apresentação de trabalhos técnicos e painéis temáticos. No dia 17 de outubro, o diretor Industrial Veículos da FCA para a América Latina, Francesco Ciancia, será um dos palestrantes do painel “Operações Industriais Conectadas”. Ele irá apresentar os principais projetos e resultados de soluções da Indústria 4.0, que consolidam a FCA como benchmarking no Brasil.

Serviço

Endereço: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP
Data: 14 a 18 de outubro
Horário: das 13h às 21h nos dias 14 e 18/10 e das 9h às 21h de 15 a 17/10
Site: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso

Read Previous

Revista Oficina News – edição 15

Read Next

Fenatran começa com soluções para mobilidade de cargas