FCA inicia exportação de cabeçotes para fábrica na Itália

28.08.2019 – BETIM-MG – Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inicia a exportação de cabeçotes para a unidade de Térmoli, na Itália. Foto Leo Lara/Studio Cerri

Com produção no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), a FCA inicia exportação de cabeçotes para fábrica na Itália. A quantidade de componentes produzidos em Minas Gerais chegará a cerca de 100 mil unidades e serão exportados para a fábrica de Térmoli. Na Europa, os cabeçotes serão utilizados na produção dos motores 1.4 Fire EVO Tetrafuel e Benzina, presente nos modelos Lancia Y e nos Fiat Panda, Qubo e 500.

FCA inicia exportação de cabeçotes para fábrica na Itália

O cabeçote é um dos responsáveis pelo controle da queima ar/combustível e está ligado diretamente ao consumo e a performance do motor. Nele, vão instalados componentes vitais, como as válvulas de admissão e escapamento, as velas de ignição, os coletores de admissão e escapamento e até o próprio comando de válvulas do motor. Para o início da exportação, foram investidos cerca de R$ 2 milhões na adequação da linha de usinagem, que passa a funcionar em três turnos.

“A planta Powetrain de Betim está recebendo investimentos para diversificar a produção e também expandir as exportações para América Latina e Europa”, afirma Cláudio Rocha, diretor Industrial Powertrain da FCA para a América Latina.

Com capacidade para fabricar 460 mil cabeçotes por ano, a planta Powetrain do Polo Automotivo Fiat é responsável pela produção da família de motores Fire, Fire EVO e Firefly, além das transmissões C-510 e C-513. A planta está recebendo investimentos da ordem de R$ 500 milhões para iniciar a produção do FireFly Turbo a partir de 2020. Com o aporte, Betim irá se transformar no maior polo produtor de motores e transmissões da América Latina, com capacidade para 1,3 milhão de unidades por ano.

Read Previous

Arena ANTP 2019 promove discussão sobre mobilidade ativa

Read Next

Mercedes-Benz CLS 450 4MATIC chega ao mercado brasileiro

Posts Relacionados