IQA dá dicas para ajudar o gestor da oficina mecânica

IQA dá dicas para ajudar o gestor da oficina mecânica

Mostrando a diferença entre preço e valor, IQA dá dicas para ajudar o gestor da oficina mecânica e aprimorar os negócios. Segundo a entidade, no mercado, existe grande diferença entre preço e valor. Enquanto o preço é exclusivamente o que se paga pelo serviço ou produto, o segundo conceito é mais amplo e representa o conjunto de experiências entregue ao cliente, que o memoriza e, eventualmente, dissemina a outros potenciais consumidores.

As empresas do aftermarket devem lembrar que o valor é a verdadeira maneira de posicionar um produto ou serviço para além do preço definido. “O resultado disto nas relações de consumo é extraordinário”, diz Sérgio Alvarenga, membro do Conselho Diretor do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

De acordo com Alvarenga, o valor possui ingrediente fantástico, cujo objetivo é encantar na decisão de compra. “Cria um gatilho permanente de melhoria contínua nos negócios, uma vez que os encantamentos devem acompanhar o comportamento dos consumidores, cada vez mais diversificados”, aponta.

Para estabelecer harmonia na relação entre preço e valor, o empresário deve considerar vários fatores como custo e mercado, além de conhecer bem o perfil dos clientes em função dos tipos de serviços e produtos ofertados, assim como as condições socioeconômicas da região onde atua.

IQA dá dicas para ajudar o gestor da oficina mecânica

A qualidade é o ponto principal para agregar valor a serviços e produtos ofertados pelas empresas do aftermarket. Veja quatro recomendações do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que podem auxiliar o gestor da oficina a aprimorar continuamente os negócios, não perder dinheiro e ganhar clientes:

– Estabelecer organização interna para evitar perda de produtividade e reduzir desperdícios;

– Adotar processo ajustado e escrito para criar melhores condições de controles e melhorias diante da possibilidade de medições com indicadores;

– Aplicar controles internos e externos, sendo que os internos estão nas mãos do gestor e permitem corrigir falhas a tempo, enquanto os externos dão ao empresário tempo de buscar soluções possíveis;

– Investir em melhorias que devem ser contínuas para atender as exigências dos consumidores e os constantes novos tipos de demandas.

Neste sentido, o IQA oferece às oficinas mecânicas serviços de pré-auditoria (avaliação prévia), qualificação e certificação, cujo foco é garantir a qualidade, que favorece a geração de valor e a definição de preço adequado. “São formas evolutivas para o gestor se engajar em programa da qualidade”, diz.

Como suporte ao segmento frente a tantos desafios, o IQA também oferece manuais e treinamentos da qualidade, que indicam ao empresário do aftermarket o caminho para criar a cultura da qualidade e conquistar ganhos efetivos, já comprovados pela indústria automobilística.

Read Previous

NGK apresenta 11 modelos de bobinas de ignição

Read Next

DPaschoal divulga cuidados com o carro para combater o coronavírus

Posts Relacionados