Iveco e FPT Industrial apresentam parceria com a Nikola

As marcas da CNH Industrial Iveco e FPT Industrial apresentam parceria com a Nikola para lançar o escopo, os planos da joint venture e o acordo de colaboração entre as empresas. A ideia é acelerar a jornada do setor em direção à neutralidade de emissões no transporte pesado de cargas, na América do Norte e na Europa, com a adoção da tecnologia de células de combustível.

O início do projeto acontece três meses após o anúncio da CNH Industrial em 3 de setembro, no Capital Markets Day, envolvendo sua marca de veículos comerciais, a IVECO, e sua divisão de powertrain, a FPT Industrial, com a intenção de estabelecer uma parceria estratégica com a NIKOLA Motors. O foco principal do acordo é alavancar a experiência dos parceiros para implantar com sucesso a operação de caminhões pesados de zero emissões e para mostrar ao setor um novo modelo de negócios.

A parceria inclui a criação de uma joint venture para desenvolver e distribuir caminhões tipo “cab-over” elétricos e de célula de combustível de hidrogênio para o mercado europeu. A NIKOLA fornecerá sua experiência em células de combustível e tecnologias avançadas, assim como seu modelo de negócios que prevê uma taxa de locação com tudo incluído e única no setor. A IVECO, juntamente com a FPT Industrial, contribuirá com sua experiência na engenharia e fabricação para industrializar os caminhões.

As empresas começaram a desenvolver o primeiro caminhão da joint venture: o NIKOLA TRE elétrico, baseado na nova plataforma de caminhões pesados da IVECO, usada no S-WAY, que integra tecnologia, controles, informações e entretenimento da NIKOLA. Os testes começam em 2020, com o lançamento público na Europa previsto para a IAA 2020, em setembro, na cidade de Hannover, Alemanha. O apoio às vendas e pós-vendas do NIKOLA TRE será feito pela ampla rede europeia de revendedores da IVECO.

“O foco crescente no reconhecimento de que são necessárias reduções fundamentais nas emissões automotivas está levando nossa empresa a buscar soluções tecnológicas avançadas”, disse Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial. O executivo destaca que a joint venture com a NIKOLA é uma prova da competência técnica dos parceiros da marca, o que resultará em benefícios ambientais tangíveis para os transportadores da Europa.

“Essa parceria é uma vitória para todos os envolvidos. Desde que lançamos o NIKOLA ONE em 2016, caminhoneiros e pessoas de governos pedem para trazermos o NIKOLA à Europa. Por isso, precisávamos do parceiro certo para nos ajudar a entrar no mercado europeu e a CNH Industrial é o parceiro comercial ideal”, afirmou Trevor Milton, CEO da NIKOLA Motors.

Read Previous

Toyota do Brasil premia Rede de Concessionárias no País

Read Next

SKF inaugura linha de produção para rolamentos de 3ª geração