Mercedes-Benz apresenta novo conceito de autoatendimento

Mercedes-Benz apresenta novo conceito de autoatendimento

Com o objetivo de ampliar os canais de vendas, que conta com telepeças, balcão e oficina, a Mercedes-Benz apresenta novo conceito de autoatendimento para venda de peças em concessionários. Trata-se o “Mercado de Peças”, opção de autoatendimento dentro do próprio concessionário para o cliente comprar peças de reposição e manutenção para caminhões, ônibus e comerciais leves.

Mercedes-Benz apresenta novo conceito de autoatendimento
Mercedes-Benz apresenta novo conceito de autoatendimento

“Somos a primeira marca de veículos comerciais a oferecer ao cliente um espaço único no concessionário onde ele encontra vários itens das nossas três linhas de peças: genuínas, remanufaturadas e Alliance”, destaca Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa novidade assegura praticidade e rapidez de compra para os clientes, com garantia de qualidade e outras vantagens”.

O “Mercado de Peças Mercedes-Benz” é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o concessionário De Nigris de Sorocaba, no Estado de São Paulo, primeiro a implantar o autoatendimento de peças, que já está disponível para os seus clientes. O conceito é o mesmo praticado em supermercados, farmácias, lojas de conveniência, postos de combustível e muitos outros setores.

Mercedes-Benz apresenta novo conceito de autoatendimento

Segundo a marca, o fato de reunir diversos itens de peças genuínas Mercedes-Benz, remanufaturadas da linha RENOV e peças e acessórios Alliance num único e exclusivo espaço, com identidade e ambientação próprias, permite que o cliente visualize diversos itens do portfólio e faça rapidamente sua compra.

A montadora afirma que o consumidor desfruta da experiência de manusear os produtos, conferindo detalhes, preço, condições de pagamento, aplicação por modelos, entre outras informações. Se houver necessidade, os consultores de peças dos concessionários estão à disposição para atender o cliente.

“A Mercedes-Benz aposta nesta iniciativa como mais uma forma de alavancar as vendas de peças na Rede, à medida em que damos ao cliente excelentes opções de compra de peças e acessórios, de maneira rápida e cômoda, e com a garantia de qualidade da marca. Estamos realmente fazendo a diferença em seu negócio”, afirma Silvio Renan.

De acordo com o executivo, atualmente há, em média, 10 mil itens nos concessionários da marca. “Muitos deles estão ‘escondidos’ nas prateleiras dos nossos estoques. Era um desafio fazer com que isso chegasse até o cliente. Os dealers trabalham fortemente nos canais de vendas, mas entendemos a necessidade de ir além, inovar e trazer facilidade aos clientes”.

“Esse projeto foi desenvolvido dentro do espaço disponível nas nossas instalações, para atender às necessidades comerciais”, diz Afabio Freitas, diretor da De Nigris de Sorocaba, Itu e Itapeva. “No caso de peças, demonstrar os produtos é tão importante quanto uma boa promoção. Especialistas no tema dizem que a demonstração adequada pode ser até mais eficaz, sem contar que o ambiente fica agradável para o cliente, que pode sentir o produto e decidir a compra”.

O projeto arquitetônico do “Mercado de Peças Mercedes-Benz” é idealizado com exclusividade para cada concessionário, de acordo com o espaço físico disponível. Os projetos seguem o padrão e a identidade visual estabelecidos pela marca Mercedes-Benz. Nesse sentido, foram criadas as categorias P, M e G:

  • P – Espaços reduzidos: painel com prateleiras e testeira.
  • M – Espaços amplos: painel com prateleiras e gôndolas
  • G – Projeto para grandes lojas: painel com prateleiras e gôndolas

“O autoatendimento para compra de peças está disponível para todos os concessionários Mercedes-Benz de veículos comerciais. Aliás, já estamos recebendo várias consultas”, informa Jaqueline Neves, gerente sênior de Vendas e Marketing de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “O objetivo é levar essa solução comercial a toda a Rede de Concessionários, modernizando a atuação no segmento, promovendo maior conveniência e comodidade aos clientes e, ao mesmo tempo, ampliando a rentabilidade do negócio de vendas de peças e serviços à Rede”.

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