Mercedes-Benz revela Accelo com câmbio automatizado

Em testes há sete meses na transportadora Jamef, a Mercedes-Benz revela Accelo com câmbio automatizado. O câmbio automatizado sem pedal de embreagem é um item opcional para clientes do Accelo, que continuam contando com a versão de câmbio manual. Para o 815 está disponível o modelo Eaton 6106A. Para o 1016 e o 1316 é a versão Eaton 6206A. Estes câmbios de seis marchas se caracterizam pelo ótimo escalonamento de marchas, com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78, combinando partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões aptos para trafegarem no tráfego urbano, assim como em rodovias.

Segundo a fabricante, essa tecnologia traz a combinação do câmbio mecânico com acionamento automatizado das trocas de marchas, sem pedal de embreagem. A grande vantagem é a otimização do consumo de combustível, pois o câmbio tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas, fazendo com que a média de consumo da frota melhore significativamente.

A Mercedes-Benz afirma que, no caso do Accelo, a redução de consumo de combustível pode atingir até 3% em operações urbanas pela automatização e inteligência aplicada no câmbio. Dessa forma, o câmbio automatizado mostra-se a melhor solução para os caminhões que circulam nas cidades, onde as trocas de marchas são constantes, aliviando o estresse do motorista e tornando a condução muito mais segura.

Além disso, o câmbio automatizado prolonga a vida útil da embreagem em pelo menos duas vezes, reduzindo em muito o custo de manutenção e operação do veículo.

Esse câmbio conta com dois modos de condução: função Eco (mais econômica) e Power (para situações de subidas/serras e ultrapassagens). A tecnologia também tem sistema que reconhece a inclinação da pista e a carga do veículo realizando a troca de marcha de forma mais correta e adequada de acordo com as condições de pista e do veículo. Além disso, vem equipado com auxílio de partida em rampa, Isso facilita a operação do veículo e aumenta a segurança.

Devido a suas dimensões compactas, algumas versões da linha atendem às legislações de restrição de circulação, como o VUC (Veículo Urbano de Carga).

Read Previous

Magneti Marelli Cofap Aftermarket amplia seu portfólio

Read Next

Gilbarco Veeder-Root lança bomba para gestão de combustível

Posts Relacionados