Montadora de caminhões DAF comemora 90 anos de história

Montadora de caminhões DAF comemora 90 anos de história
Subsidiária do grupo americano PACCAR desde 1996, a Montadora de caminhões DAF comemora 90 anos de história. A companhia foi fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda.
Montadora de caminhões DAF comemora 90 anos de história
Montadora de caminhões DAF comemora 90 anos de história
Segundo a empresa, um dos marcos na história da DAF foi a criação, em 1973, do turbo com intercooler, que atendia à demanda por motores mais potentes com menor consumo de combustível. A DAF afirma que, posteriormente, essa tecnologia se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes.
Em 1994, a empresa trouxe conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto.  Em 1997, foi desenvolvida a linha XF. No ano seguinte foi a vez do CF e, em 2001, os caminhões médios LF.
Atualmente, a montadora conta com fábricas localizadas em Eindhoven, na Holanda; Westerlo, na Bélgica; Leyland, no Reino Unido; e Ponta Grossa, no Brasil. No ano passado foram produzidos mais de 60 mil caminhões na Europa e Brasil, o melhor resultado dos últimos nove anos.
A DAF foi a primeira empresa a lançar o câmbio CVT. Nos anos 1950 a montadora fabricava carros para atender a alta demanda da Europa pós-guerra. Em 1958 o modelo DAF 600 estreou com a primeira versão do câmbio Variomatic e o veículo era equipado com motor de 600cm² e 22cv.
Na década de 80 os caminhões DAF tiveram destaque no Rally Dakar. Os veículos chamaram a atenção quando dirigidos pelo holandês Jon de Rooy que criou máquinas como o DAF 95 Turbo Twin, equipado com dois motores diesel 11,6 litros de cilindrada montados no centro do chassi, logo atrás da cabine. A potência combinada era de 1.200 cavalos de potência e torque de 4.000 Nm, que levavam o caminhão a mais de 220km/h.
Montadora de caminhões DAF comemora 90 anos de história
Os motores da DAF utilizam um sistema de injeção common rail, além de um turbo com geometria variável e controles avançados para aumentar a eficiência. Para atender ao Euro 6, os motores fazem uso tanto do sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) quanto do SCR (Redução Catalítica Seletiva). Em comparação com o Euro 5, o Euro 6 tem redução de mais de 77% na emissão de óxido nitroso e de 66% na emissão de material particulado.
Em 2017, os modelos CF e XF foram remodelados na com um consumo 7% menor. O torque máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 teve um aumento, e está disponível a partir de 900 rpm, ampliando a faixa econômica e permitindo o trabalho do motor em menores rotações. Em sua nova versão, os motores PACCAR MX-13 agora podem gerar até 530cv e 2.600Nm de torque já a partir de 1.000 rpm.
A empresa chegou ao Brasil em 2011 e, em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa, no Paraná. A unidade está situada em um terreno de 2,3 milhões de m², a maior área do Grupo PACCAR no mundo. Em novembro de 2015, a unidade brasileira também passou a produzir os motores PACCAR MX, propulsor que integra os dois modelos de caminhões nacionais DAF.
A DAF Caminhões Brasil lançou em 2017 as versões off road dos modelos XF105 e CF85. Focado em operações fora da estrada de cana e madeira, CF85 off road possui três opções de cabine: a Day Cab, com teto baixo; a Sleeper Cab, com teto baixo e cama; e a Space Cab, com cama e teto alto. A opção maior ainda tem como opcional o Skylight, faróis de teto.
A linha XF105 off road conta com uma Space Cab com cama e os mesmos atributos da linha CF. Os dois modelos são equipados com motor PACCAR MX 13, de 12,9 litros. O CF85 com potência de 460 cv e o XF105 de 520 cv.
Para celebrar os 90 anos da DAF, a sede na Holanda lançou uma edição limitada do XF105 na Europa. São 250 caminhões com cabine Super Space na versão 4×2 para os mercados do continente europeu e 6×2 para o Reino Unido e Irlanda.
Os veículos vêm equipados com um pacote de opcionais premium, faixas exclusivas, e design exterior diferenciado.  Os modelos contam com três cores metálicas exclusivas, e uma versão artesanal do logo histórico foi inserida na frente do caminhão, bem como nas laterais e na parte traseira da cabine.
Para saber mais sobre a DAF Caminhões Brasil, acesse http://www.dafcaminhoes.com.br/

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