Moura apresenta bateria de lítio para ônibus elétricos

Durante a Arena ANTP – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, a Moura apresenta bateria de lítio para ônibus elétricos, a Moura By XALT Energy. O produto, desenvolvido em parceria com a Eletra, vai equipar o Ônibus Elétrico Híbrido Dual Bus 15m. A união entre as empresas viabilizou a produção do modelo elétrico-híbrido 100% fabricado no Brasil.

O Dual Bus 15m é a soma da tecnologia de tração elétrica Eletra com a ação dos componentes Moura (através de parceria com a XALT Energy) e WEG – terceiro parceiro na empreitada. É um veículo de tração elétrica alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador – que podem operar em modo conjunto ou independente. Segundo a empresa, é a solução para atender a Zonas de Emissão Zero nas cidades, com ampla autonomia e sem necessidade de infraestrutura de recarga. Além disso, a qualquer momento da vida útil do Dual Bus, a tecnologia Eletra permite a troca do motor-gerador por um novo banco de baterias, possibilitando ao veículo transitar como ônibus elétrico puro.

A parceria entre as três empresas marca o início das operações do Grupo Moura no mercado de baterias de lítio. Por meio de intercâmbio tecnológico, a Moura realiza a adaptação dos produtos fabricados fora do Brasil para o mercado sul americano e no futuro vai viabilizar a produção nacional assim que a demanda interna justificar os investimentos.

“A eletrificação veicular, principalmente de ônibus e caminhões, é uma realidade e a Moura tem desenvolvido soluções para atender as demandas do mercado e apoiar a aceleração deste

processo no Brasil”, afirma o Diretor Geral da Divisão de Lítio e Diretor de Logística e Suprimentos do Grupo Moura, Fernando Castelão.

A Moura afirma que ainda vem desenvolvendo soluções de baterias de lítio para outras aplicações como empilhadeiras e outros veículos industriais, telecomunicações, caminhões e armazenamento de energia. “Nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes todas as alternativas em acumulação de energia, independente da química ou tipo da bateria, mas com a mesma qualidade e nível de serviço que a Moura sempre se norteou e que nossos consumidores já conhecem”, afirma Fernando Castelão.

Os grandes diferenciais da tecnologia desenvolvida pela Eletra é a padronização do sistema de tração elétrica dos modelos (híbridos e elétricos puro) e a flexibilidade para somar, isolar ou substituir fontes de energia distintas no mesmo ônibus, permitindo que um único ônibus elétrico possa operar e se ajustar as condições disponíveis de matriz energética.

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