NGK dá dicas para reduzir o consumo de gasolina em motocicletas

NGK dá dicas para reduzir o consumo de gasolina em motocicletas

Inspeção visual é importante para identificar problemas na vela de ignição

Especialista em sistema de ignição, a NGK dá dicas para reduzir o consumo de gasolina em motocicletas. Essa iniciativa se deu por conta do número alto de dúvidas que a empresa recebe através do seu SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), de distribuidores e de lojas de motopeças, a respeito do aumento de consumo de combustível, principalmente, em motocicletas com sistemas de injeção.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

A empresa afirma que muitos mecânicos e apaixonados por motos fazem essa pergunta, e porque isso ocorre, principalmente, em motos com sistemas de injeção. A engenharia da marca explica que o que acontece é que as motocicletas com sistemas de injeção tendem a se adaptar às condições de funcionamento do motor e, muitas vezes, pequenas falhas de ignição não são percebidas. Porém, o aumento do consumo de combustível é notado com facilidade.

Leia aqui as dicas de manutenção correta das velas de ignição nas motocicletas.

Exemplo de vela de ignição contaminada

Ao identificar a mudança no consumo de combustível, é possível relacionar ao óxido de ferro.  Mas, o que é o óxido de ferro? Trata-se de um aditivo que pode ser utilizado para aumentar a octanagem da gasolina de baixa qualidade. De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), é proibido o uso de metais pesados, como o ferro nos combustíveis nacionais. Esse óxido faz com que a vela perca isolação elétrica e gere pequenas falhas de ignição, provocando o aumento de consumo de combustível.

Combustível de procedência duvidosa afeta a vela de ignição

NGK dá dicas para reduzir o consumo de gasolina em motocicletas: Contaminação

Como fazemos para identificar a contaminação por óxido de ferro? “A forma mais fácil de identificar o uso de combustível contaminado por óxido de ferro é por meio de uma inspeção visual. A ponta do isolador, parte cerâmica da vela de ignição vermelha, o eletrodo lateral e o castelo metálico, parte da rosca da vela, vermelhos são indicativos de contaminação da vela”, alerta Hiromori Mori, consultor da Assistência técnica da NGK do Brasil.

Aparência de uma vela que sofreu desgaste com a presença de óxido de ferro no combustível
O que fazer ao identificar a contaminação nas velas de ignição?

O primeiro passo é a substituição das velas de ignição. Em seguida, é importante alertar ao cliente sobre o problema encontrado. Algumas recomendações para prevenção também são válidas:

– procurar abastecer em postos de combustível de confiança;

– evitar combustíveis com preços muito baixos;

– sempre pedir a nota fiscal do combustível;

– aditivos não homologados pelas fabricantes de motocicletas e sem aprovação da ANP também devem ser evitados.

“É importante reforçar que, nem sempre o último combustível abastecido é o causador do problema. A contaminação é um processo gradativo e, no momento da revisão ou inspeção, é que constatamos a ocorrência”, finaliza Mori.

Para mais informações, consulte o informativo técnico que a NGK disponibiliza em seu site www.ngkntk.com.br

Read Previous

Continental Pneus faz doação para a frota de ambulâncias

Read Next

Porsche comemora primeira vitória na Le Mans há 50 anos