NGK fala sobre cuidados do carro parado durante e pós-quarentena

NGK fala sobre cuidados do carro parado durante e pós-quarentena

Especialista em sistema de ignição, a NGK fala sobre cuidados do carro parado durante e pós-quarentena. Essas dicas ajudam a saúde do carro do cliente que ficou um período prolongado desligado.

Segundo a marca, o fato de um veículo ficar parado por muito tempo, não traz grandes prejuízos às velas, cabos e bobina. Mas, há uma prática muito comum de ligar o veículo na garagem de casa por alguns minutos, para evitar o descarregamento da bateria. No entanto, o recomendável é evitar essa iniciativa, pois pode ocorrer o acúmulo de gases contaminantes em ambientes fechados, além de poder acarretar problemas para as velas de ignição.

Hiromori Mori, consultor da Assistência técnica da marca, explica que no caso de veículos mais antigos e carburados, o nível de emissões é naturalmente maior e o cuidado deve ser redobrado. “Os veículos carburados apresentam ainda outro problema, que é o uso do afogador. Isso pode levar à carbonização de velas, no caso de veículos a gasolina, e ao encharcamento, naqueles movidos a etanol”, explica Hiromori.

Outro ponto de atenção é quanto a colocar o motor para funcionar sem que ele faça força, o que pode provocar a carbonização das velas.  “Além disso, o ideal é fazer com que todos os fluidos do veículo circulem e atinjam a temperatura ideal de trabalho, entre eles o óleo de motor, transmissão, fluido de arrefecimento, entre outros. É comum que, principalmente, a bateria, apresente falhas, quando não está em perfeito estado. Sistema de ignição e, principalmente, velas em bom estado facilitam a partida e diminuem o estresse sobre a bateria no momento da partida”, enfatiza Mori.

NGK fala sobre cuidados do carro parado durante e pós-quarentena

Uma alternativa para evitar problemas no sistema de ignição é, por exemplo, nas cidades nas quais não há severas restrições à locomoção, dar uma volta rápida com o veículo, mantendo a rotação do motor constante, próxima de 3 mil rpm, por 10 a 15 minutos. “Ao fazer isso, quinzenalmente, evita-se uma série de problemas. Já em cidades onde há uma forte restrição ao deslocamento, não é possível colocar o veículo em funcionamento”, comenta o consultor.

No momento em que for decretado o fim da quarentena, é necessário avaliar as condições do automóvel. “O recomendável para veículos novos, é seguir o plano de manutenção preconizado pela montadora. Já para aqueles veículos mais antigos, no qual não temos uma referência das manutenções realizadas, o mais prudente é antes de retomar o uso normal do veículo, levá-lo a um mecânico de confiança, para avaliar a necessidade de realizar alguma manutenção preventiva. Caso o usuário note alguma irregularidade no funcionamento do veículo, ele deve procurar o seu mecânico para uma avaliação, garantindo um retorno às ruas sem surpresas desagradáveis”, complementa Mori.

Dessa forma, a principal dica é manter a manutenção periódica do veículo. “Automóveis em bom estado de conservação têm menos chances de apresentar problemas, quando passam algum tempo parados. A correta manutenção do sistema de ignição de velas, cabos e bobinas, facilita a partida do motor e garante um retorno às atividades mais tranquilo”, finaliza Mori.

Read Previous

Mercedes-Benz lança showroom virtual para veículos comerciais

Read Next

Dunlop apoia campanha Maio Amarelo pela segurança no trânsito

Posts Relacionados