Outono pede atenção com vela aquecedora de motores diesel

Com a chegada das temperaturas mais amenas da estação, o outono pede atenção com vela aquecedora de motores diesel. O componente tem a função de facilitar a partida do motor quando ele está frio e estabilizar o seu funcionamento, evitando falhas.

Dificuldades na partida, emissão de fumaça branca no escapamento com o motor frio e lâmpada de avaria acesa no painel, no caso dos veículos mais novos, são sintomas de que a vela aquecedora está comprometida. “Se o motorista notar esses sinais, o recomendado é que ele procure por uma oficina de confiança, já que isso pode gerar outros problemas no veículo, especialmente no motor”, explica Hiromori Mori, Consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil. O especialista alerta que o ideal é optar sempre pela manutenção preventiva.

Veículos mais antigos precisam de um cuidado ainda maior, já que as velas aquecedoras têm a sua vida útil determinada por ciclos de aquecimento. “Nesses casos, o componente é acionado em todas as partidas, e não somente quando a temperatura do motor está fria. Por este motivo, a manutenção nos veículos mais antigos deve ser mais criteriosa”, diz Mori.

O Consultor de Assistência Técnica da NGK recomenda ainda que sempre que necessária a substituição do componente, seja realizada também a troca de todo o conjunto de velas. Já que quando um dos itens apresenta falha, os outros tendem a apresentar problemas logo em seguida, o que pode gerar transtornos e maiores custos quando se trata de veículos comerciais.

Além de facilitar a partida em dias frios, as velas aquecedoras otimizam a queima de combustível, evitam falhas de funcionamento no motor, reduzem o nível de emissão de poluentes e de fumaça branca na fase fria do motor.

Mais informações sobre esse e outros componentes NGK podem ser obtidas no site www.ngkntk.com.br ou pelo serviço de atendimento ao cliente pelo telefone: 0800 19 7112.

Read Previous

Características do motor do Iveco Daily City

Read Next

Linha Sprinter é a atração da Mercedes-Benz na APAS Show