Pista de testes da ZF para veículos leves e pesados completa 50 anos

Pista de testes da ZF para veículos leves e pesados completa 50 anos

Localizada em Limeira/SP, a pista de testes da ZF para veículos leves e pesados completa 50 anos com mais de 10 mil horas de testes foram realizados somente no ano de 2019. As instalações foram inauguradas no final da década de 1970 e teve os primeiros testes de sistemas de frenagem sendo realizados em meados de 1978.

A empresa afirma que o campo possui uma área total de 429 mil m2 para testar veículos leves e pesados com limite de 10 toneladas por eixo. O local já foi palco de testes de inúmeros veículos produzidos no País, de todas presentes no Brasil.

De acordo com Carlos Romano, Gerente de Engenharia de Aplicação da ZF, o local tem disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias na semana, o que torna sua taxa de utilização muito alta.

“É nele que diversas fabricantes de peças automotivas e montadoras de veículos colocam à prova suas tecnologias em condições extremas de utilização, em diferentes situações, velocidades e cargas. Tudo isso com o objetivo de oferecer qualidade e segurança aos veículos antes de entrarem em circulação nas ruas e avenidas do País”.

Pista de testes da ZF para veículos leves e pesados completa 50 anos: Portfólio ZF

A empresa informa que os produtos que fazem parte do portfólio da ZF testados na pista de Limeira são freio a disco dianteiro e traseiro padrão ou elétrico (EPB), disco de freio, freio a tambor, tambor de freio, ABS/ESC, caixa de direção mecânica ou elétrica (EPS) e transmissões produzidas na planta Sorocaba. Todos os produtos passam por rigorosos testes, muitos dos quais além das condições previstas de utilização.

“Nestes 50 anos de atuação, desenvolvemos testes inovadores que contribuem com a segurança, qualidade e eficiência dos nossos produtos e vimos um aumento pela procura do campo de provas, o que demonstra que os desenvolvimentos de veículos no Brasil, bem como a dinâmica do setor vem ganhando força e cada vez mais novas tecnologias, em grande parte testadas e aprovadas nas pistas de testes de Limeira”, conclui.

Atualmente são inúmeros os tipos de testes realizados. Desde frenagem, arrefecimento, ruídos, stop-and-go, até homologações de sistemas de frenagem, testes de desempenho de aceleração e retomadas, amaciamento de motores, consumo de combustível, entre outros.

“A ZF utiliza o campo de provas para avaliações de seus próprios sistemas de frenagens e transmissões e parte da grade de utilização é preenchida pelas principais montadoras de veículos leves e pesados (caminhões e ônibus) presentes no Brasil.

São prestadores de serviços das montadoras que utilizam as pistas para realizar testes comparativos, verificações e homologações de sistemas de frenagem que atendem normas nacionais e internacionais, além das principais editoras do segmento automotivo nacional que fazem a cobertura das maiores novidades do setor, entre outros, explica Romano.

O centro conta com uma pista de provas principal oval e em asfalto com 4km de extensão total, uma pista de granito polido de baixo atrito de 180m de comprimento, bem como um quadrado de asfalto com dimensão de 65m x 65m dedicada a testes específicos para certas manobras e uma pista de paralelepípedo com 150m de extensão para testes de ruído. A infraestrutura possui ainda garagem e oficina, valeta, elevadores, salas administrativas e portaria com segurança 24 horas.

Pista de testes da ZF para veículos leves e pesados completa 50 anos: Portfólio ZF

A empresa informa que os produtos que fazem parte do portfólio da ZF testados na pista de Limeira são freio a disco dianteiro e traseiro padrão ou elétrico (EPB), disco de freio, freio a tambor, tambor de freio, ABS/ESC, caixa de direção mecânica ou elétrica (EPS) e transmissões produzidas na planta Sorocaba. Todos os produtos passam por rigorosos testes, muitos dos quais além das condições previstas de utilização.

“Nestes 50 anos de atuação, desenvolvemos testes inovadores que contribuem com a segurança, qualidade e eficiência dos nossos produtos e vimos um aumento pela procura do campo de provas, o que demonstra que os desenvolvimentos de veículos no Brasil, bem como a dinâmica do setor vem ganhando força e cada vez mais novas tecnologias, em grande parte testadas e aprovadas nas pistas de testes de Limeira”, conclui.

Read Previous

Lojas distribuem lanches para transportadores e profissionais da saúde

Read Next

DHL se junta à L’Oreal em solidariedade no combate ao Coronavírus  

Posts Relacionados