Pneus precisam de cuidados especiais em dias muito quentes

Por serem o único ponto de contato do veículo com o solo sofrerem uma grande transferência de calor, os pneus precisam de cuidados especiais em dias muito quentes. Pensando nisso, a Goodyear dá algumas dicas para os dias de calor extremo. A principal dica da empresa é, em dias muito quentes, fazer a calibragem com os pneus frios, de modo que a diferença de pressão interna seja a menor possível.

Além disso, é fundamental verificar sempre o alinhamento e o balanceamento, bem como a condição do estepe, que, mesmo que seja novo e nunca tenha sido usado, pode sofrer um desgaste natural pela falta de uso. Confira abaixo cinco cuidados capitais com os pneus em dias de muito calor:

 Condições dos pneus: quando os pneus atingem profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, devem ser substituídos. Para ver se chegaram a esse ponto, existem indicadores nos sulcos dos pneus, identificados por um triângulo na lateral.

 Calibragem e Pressão: a pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. Portanto, o motorista deve calibrá-los constantemente de acordo com o indicado no manual do proprietário ou nas etiquetas estrategicamente colocadas nas laterais das portas ou tampa de abastecimento do tanque de combustível.

 Estepe: muitas vezes esquecido, é fundamental para que você não fique no meio da estrada. Nunca se esqueça de conferir a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda, triângulo e até mesmo um pano para limpar as mãos se necessário. Lembre-se: o fato de nunca ter usado este pneu não significa que ele esteja em boas condições de uso!

 Alinhamento e balanceamento do veículo: além de obter melhor manobrabilidade em retas e curvas, evitando que o carro desvie ou puxe para os lados durante a frenagem, o alinhamento permite que haja desgaste regular dos pneus e ainda melhora eficiência de rolamento, garantindo economia de combustível.

 Rodízio de pneus: o rodízio de pneus serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo aumento de quilometragem e eficiência, proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito a cada 5.000 quilômetros, ou antes, caso você perceba desgaste irregular nos pneus.

Read Previous

Caoa Chery promove competição com mecânicos e consultores

Read Next

Baterias Real faz investimento em certificação de qualidade

Posts Relacionados