Rodízio de veículos passa a ser mais restrito na cidade de São Paulo

Rodízio de veículos passa a ser mais restrito na cidade de São Paulo

Com o objetivo de conter a contaminação do Coronavírus, o rodízio de veículos passa a ser mais restrito na cidade de São Paulo. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Bruno Covas, na sexta-feira (8), afirmando ainda que, com a medida, a prefeitura pretende reduzir em 50% a circulação da frota na cidade.

Segundo decreto, os veículos que já tinham isenção de rodízio, permanecem com o benefício, são eles: motocicletas, viaturas de polícia, bombeiros, ambulâncias, Forças Armadas e Defesa Civil, além de veículos usados em serviços essenciais, como os de profissionais da saúde, abastecimento, VUC (Veículo Urbano de Carga), coleta de lixo, e outros.

Taxis que já eram isentos do rodízio, continuam assim, porém, carros de aplicativos terão de respeitar a nova regra de circular apenas nos dias permitidos, de acordo com a placa.

O decreto publicado no Diário Oficial na sexta-feira (8) passa a valer a partir de hoje (11). Funciona da seguinte maneira: de acordo com o calendário mensal, carros com placa final par podem circular somente em dias pares, e carros com final ímpar, em dias ímpares. Segunda, dia 11, por exemplo, podem circular os veículos com placa final 1, 3, 5 ,7 e 9.

A outra mudança na sistemática do rodízio é que valerá por 24 horas, inclusive aos feriados e finais de semana, em toda a cidade, e não somente no centro expandido. Apenas no dia 31 de maio todos os veículos poderão circular.

Rodízio de veículos passa a ser mais restrito na cidade de São Paulo

Além dos VUCs, estão fora da restrição agora carros particulares de agentes da segurança pública, fiscais, jornalistas, trabalhadores do serviço funerário e da assistência social. Terminando a lista estão veículos para abastecimento de farmácias, mercados, feiras livres, padarias e lojas especializadas em artigos médicos e hospitalares etc.

Para obter o benefício da isenção do rodízio, será preciso que as empresas ou órgãos públicos identifiquem os profissionais e seus veículos particulares e façam um cadastro na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes. Caso o trabalhador seja autônomo, caberá a ele se cadastrar na secretaria, acompanhado do comprovante de registro profissional.

Pessoas com deficiência física, doenças crônicas ou em tratamento médico também podem pedir isenção do rodízio.

Read Previous

Oficina Legal: Atendendo bem as mulheres

Read Next

Coluna do Calmon: Central multimídia VW Play foi projetada em três anos