Segunda geração da Yamaha MT-09 chega ao mercado brasileiro

Com diversas mudanças no motor e no design, a segunda geração da Yamaha MT-09 chega ao mercado brasileiro. Segundo a marca, o modelo da série “Master of Torque” é responsável por inaugurar no Brasil o conceito Dark Side of Japan.

Segunda geração da Yamaha MT-09 chega ao mercado brasileiro

A nova MT-09 2020 é equipada com motor de três cilindros, além de controle de tração, sistema “Quick Shift” (que de acordo com a Yamaha permite troca de marchas mais rápidas) e embreagem deslizante do tipo “Slip Clutch”. A Yamaha afirma que o propulsor, to tipo DOHC, com dois comandos, 12 válvulas e arrefecimento a líquido, gera torque de 8,92 kgf.m e 115 cv.

O motor da MT-09 é equipado com um moderno sistema de injeção eletrônica, em que o combustível é injetado na câmara de combustão como um “spray micrométrico” por meio de doze orifícios instalados em cada um dos três bicos injetores. Toda essa alta precisão e eficiência na combustão contribuem para seu excepcional desempenho.

Trabalhando integrado ao sistema de injeção, está o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled – Throttle), que  detecta as menores ações do piloto por meio do punho do acelerador e transmite os dados para a ECU (Electronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combustível deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema.

Outro importante recurso oferecido na MT-09 para melhor adequá-la às condições de utilização e ao gosto de seu condutor, é o sistema Yamaha D-MODE (Drive Mode), que possibilita a escolha de três diferentes formas de respostas ao acelerador, a STD, A e a B, que podem ser escolhidos de acordo com as condições de pilotagem e estilo de cada um.

A MT-09 2020 conta com freios ABS. Ela é equipada com dois discos flutuantes de 298 mm e pinças radiais de quatro pistões cada na dianteira, e pinça e disco simples de 245 mm na traseira. Já o sistema ABS, garante o não travamento das rodas, tantos nas frenagens mais bruscas, quanto em condições de baixa aderência, como por exemplo no asfalto molhado ou sujo.

Em relação ao design, a MT-09 conta com novo farol duplo, totalmente em LED, novas e maiores entradas de junto ao tanque de combustível e as carenagens  proteção do radiador onde agora são fixados os piscas dianteiros. O banco também é novo. Ele ganhou um formato mais anatômico e sua parte traseira está mais longa. Na parte central, a ponteira de escapamento toda em aço inox foi modificada, ganhado um design mais moderno e único. Na traseira, os destaques são a nova lanterna em LED e o arrojado para-lama junto à roda. Fixado na balança da suspensão, agora ele também serve como suporte da placa.

Até mesmo o painel 100% digital ganhou novo posicionamento, mais para a direita. Ele traz  informações como os indicadores de marcha, combustível, posição do D-mode, conta giros, odômetro total e parcial, média de consumo, consumo de combustível instantâneo, contagem regressiva de Km em “reserva”, temperatura do motor e temperatura ambiente.  Além disso, foram incorporadas três novas funções: as luzes de funcionamento do sistema Quick Shift e do Controle de Tração, e o mostrador digital que indica em qual modo de utilização está selecionado o Controle de Tração, e se ele está desligado ou não.

Read Previous

Coluna Conversa de Pista: F1 renova com o passado

Read Next

Frotas Conectadas discute inovações do transporte de cargas

Posts Relacionados