Toyota Corolla Cross chega em versão flex e híbrida

Toyota Corolla Cross chega em versão flex e híbrida

Mais um SUV chegando no mercado nacional, Toyota Corolla Cross chega em versão flex e híbrida. Trata-se do Novo Toyota Corolla Cross, um veículo desenvolvido e produzido no Brasil, com conceito urbano que traz na bagagem a confiabilidade da marca japonesa, e já vem com a chancela do Corolla no nome, um dos carros mais respeitados no mundo.

O line up fica da seguinte maneira: Corolla Cross com motor 2.0L Dynamic Force nas versões XR e XRE, e o sistema híbrido nos modelos XRV Hybrid e XRX Hybrid. Para celebrar o lançamento, uma edição especial chamada de “Special Edition” baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, vai vender 1.200 unidades.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Em relação aos motores, quando equipado com o 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo Atkinson Flex, o Corolla Cross vem com transmissão Direct Shift de 10 marchas e injeção direta.

Toyota Corolla Cross chega em versão flex e híbrida

O conjunto tem quatro cilindros em linha e 16 válvulas, além do comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Temos ainda o sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível.

O resultado é a potência de 177 cv a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm.

Combinado a esse propulsor está a transmissão Direct Shift de 10 marchas, que proporciona a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, segundo a engenharia da marca.

Já nas versões híbridas, o engenho utilizado combina três motores: dois elétricos e um a combustão, sendo ele bicombustível. A transmissão nesse caso é a Hybrid Transaxle, que funciona por meio de planetária com engrenagem, o que reduz perdas e atritos.

Quanto aos números, o sistema híbrido da Toyota combina um motor a gasolina de 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Os dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque garantem a aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.

O Corolla Cross conta com sistema de freios regenerativos, capaz de acumular a energia cinética gerada pelas frenagens, transformando-a em energia elétrica para alimentar a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. O Novo Corolla Cross se torna o segundo veículo híbrido flex do mundo produzido no Brasil.

Toyota Corolla Cross chega em versão flex e híbrida

As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.

PREÇOS

Modelo Versão Preço público sugerido

Toyota Corolla Cross

XR 2.0L Flex R$ 139.990,00
XRE 2.0L Flex R$ 149.990,00
XRV Hybrid Flex R$ 172.990,00
XRX Hybrid Flex R$ 179.990,00
Special Edition R$ 183.980,00

Read Previous

Cenário de 2021 ainda traz incertezas

Read Next

DAF Caminhões apresenta novo CF e motor Paccar MX11