Volkswagen apresenta nova família Delivery de caminhões

Volkswagen apresenta nova família Delivery de caminhões

Com modelos de 3,5 a 13 toneladas, a Volkswagen apresenta nova família Delivery de caminhões leves. Com o lançamento, fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão, a Volkswagen chega ao mercado de 3,5 toneladas com um modelo chamado de Express, que pode ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação categoria B.

De acordo com a marca, o Express reúne os atributos de um caminhão grande num veículo pequeno, tais como espaço interno e robustez, com design moderno. Outra aposta da Volkswagen dentre os modelos de entrada da nova família é o Delivery de 4 toneladas, já que contará com o financiamento via Finame.

Segundo a Volkswagen, o novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com a missão de superar os atuais Delivery. O lançamento 13.180, com terceiro eixo, complementa a linha, com a maior capacidade de cagar do novo portfólio.

Os novos modelos chegam em três versões: a City, de entrada a Trend e a topo de linha Prime. A nova família Delivery contará com ofertas especiais de comercialização, além das modalidades de leasing operacional e consórcio. A expectativa é de que, com o lançamento, as vendas nacionais se ampliem graças ao ingresso na nova faixa de 3,5 toneladas.

A Volkswagen explica que a motorização da nova família conta com calibrações para economia de combustível e Arla 32. No painel, o modo de condução econômica é outra novidade da nova linha Delivery: o motorista pode acompanhar as indicações sobre os momentos ideais de troca de marca, o que, segundo a marca, preserva componentes de desgaste e ainda potencializa a redução no consumo de combustível.

Volkswagen apresenta nova família Delivery de caminhões
Volkswagen apresenta nova família Delivery de caminhões

Dotados com tecnologia EGR, o Delivery Express e o 4.150 são equipados com o motor Cummins ISF de 2,8 litros e alcançam 150 cv e torque máximo de 360 Nm. Para o Delivery 6.160, o motor também é o Cummins ISF de 2,8 litros, mas com solução SCR para o pós-tratamento. Sua potência chega a 160 cv e o torque máximo fica em 430 Nm.

Os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, por sua vez, estão com o Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR. Os três registram torque máximo em 600 Nm, variando a potencia entre 165 e 175 cv.

Volkswagen apresenta nova família Delivery de caminhões

A redução do peso no motor se dá principalmente com a substituição do ferro fundido por alumínio na carcaça do volante, mas também pela dimensão menor do componente que, segundo a empresa interage de forma mais eficaz com a embreagem. Nesse quesito, a Volkswagen afirma ter mais inovações: o disco de embreagem maior das versões de 9 a 13 toneladas confere menor desgaste e, consequentemente, uma durabilidade mais longa.

A nova linha Delivery estreia quatro versões de transmissão manual totalmente novas, além da opção automatizada. Desenvolvidas pelas engenharias brasileiras da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da Eaton, as caixas agora contam com seis velocidades e segundo a Volkswagen, sua configuração permite um melhor escalonamento, mais economia de combustível e conforto para o condutor. Fabricadas em carcaças 100% em alumínio, também são mais leves que as antigas de ferro fundido, liberando capacidade para mais carga e beneficiando a produtividade. O peso do conjunto da transmissão pode chegar a ser quase 50% menor nas versões de 3,5 e 6 toneladas, em comparação com o atual Delivery 5.150.

O Novo Delivery Express e o 4.150 estão equipados com uma caixa ESO-4106, enquanto o de 6 toneladas vem com a ESO-4206. Já os novos modelos de 9 e 11 toneladas contam com a transmissão ESO-6106, e o 13.180 tem a caixa ESO-6206. Haverá também a opção de transmissão automatizada para os veículos de 9, 11 e 13 toneladas, baseada na versão manual, mais confortável ao motorista. O item está em fase final de desenvolvimento.

O chassi da nova família Delivery conta com novos materiais. Pela primeira vez, a marca utiliza travessas de alumínio, presentes no Delivery Express. Os eixos dianteiro e traseiro também contam com maior capacidade de carga.   A disposição dos tanques de diesel e Arla traz um conjunto mais compacto, liberando mais espaço no chassi e reduzindo peso e volume. O sistema de freios traz discos para os modelos de 3,5 a 6 toneladas, e tambores nos 9 a 13 toneladas.

Confira características do Novo Delivery, de série ou opcionais:

  • Ar-condicionado
  • Conector de ar para limpeza da cabine
  • Acionamento elétrico dos vidros
  • Retrovisores com ajuste elétrico
  • Trava elétrica das portas
  • Preparação para climatizador
  • Rádio e alto-falantes podem ser adquiridos com Peças & Acessórios
  • Faróis de neblina
  • Proteção dos degraus
  • Preparação para PTO
  • Cruise Control
  • Alarme sonoro para cinto de segurança do motorista.

 

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