VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo

VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo

Com a promessa de inaugurar um novo nicho, VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo, que foi chamado pela de 1º “smart car” da América Latina. O modelo tem na conectividade seu maior atributo, oferecendo duas telas de 10 polegadas: com Active Info Display e o novo infotainment VW Play

Brasileiro, o modelo é produzido planta da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e será comercializado em toda a América Latina, começa a ser vendido no Brasil nas próximas semanas. Mais para frente, será produzido também na Europa, no segundo semestre de 2021.

VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo

A engenharia da marca mostra com o novo modelo um design inovador, atraente e funcional, com linhas marcantes e muita personalidade. A queda rápida e fluida da coluna ‘C’ é um dos destaques do design. Na lateral, o Nivus tem um perfil cupê bastante característico. As proporções e os volumes definem um caráter atlético e moderno.

As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, com pegada esportiva e vibrante.

Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso. Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. E faz sua estreia no Nivus, como o primeiro modelo na região América do Sul.

A parte traseira do Nivus é um show à parte: um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e extremamente elegante, digna de modelos do segmento premium. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.

VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo

Alta performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir são as principais características do powertrain do Nivus. O motor é o eficiente 200 TSI (família EA211) de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível.

Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor 200 TSI é produzido na fábrica de São Carlos (SP) e equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T-Cross, com excelente aceitação dos consumidores.

VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo

VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo

No Nivus, o VW Play é um dos principais recursos tecnológicos e traz uma série de benefícios para os clientes. A central multimídia, totalmente desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro. Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, esta plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming.

Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas (tamanho de um tablet) interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento sem precedentes num veículo dessa categoria. Trata-se de um “cockpit digital” dotado de uma interface intuitiva, lógica, inteligente e moderna, que pode ser comandada pelos botões no novo volante, o mesmo utilizado pelo Novo Golf.

Junto com o Nivus estreia também a VW Play APPs, uma loja virtual exclusiva para o cliente Volkswagen, para download de aplicativos direto pelo VW Play, com a mesma facilidade com que se baixa um aplicativo em um smartphone. São 10 GB de memória (espaço suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo) para download de uma série de Apps, uma parceria exclusiva com a Volkswagen. Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (delivery de comida) são apenas alguns parceiros, de uma oferta que continuará crescendo para entregar cada vez mais comodidade aos clientes do Nivus.

Segurança em primeiro lugar. Por meio do DDX, também é possível conhecer os principais itens de segurança do Nivus. Graças à Estratégia Modular MQB, também utilizada pelos modelos Polo, Virtus e T-Cross, é possível adotar equipamentos até então disponíveis somente em veículos de segmentos superiores.

Detector de Fadiga, ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré são outros itens de segurança e conforto presentes no Nivus. Os faróis e as lanternas são de LED, assim com o DRL (Daytime Running Light).

O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil. O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

VW lança utilitário Nivus que tem design de cupê esportivo

Estrutura consagrada, interior espaçoso e alta performance. Montado sobre a versátil Estratégia Modular MQB – que permite ampla flexibilidade de construção graças aos parâmetros variáveis (entre eles, a distância entre-eixos) – o Nivus oferece espaço interno ideal para levar com conforto até cinco ocupantes.

São 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas é referência entre hatches compactos e até mesmo a maioria dos utilitários esportivos compactos (SUVs) do mercado, com capacidade para 415 litros. Tal benefício se deve a um design extremamente funcional a partir de uma carroceria em estilo cupê, e se beneficiando de um balanço mais longo. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um dos ‘botões virtuais’ do VW Play.

Read Previous

ZF reutiliza pallets nas unidades de Itu e Sorocaba

Read Next

A arte na manutenção de uma Harley-Davidson

Posts Relacionados