Um hatchback premium mais moderno e funcional, Novo Citroën C3 chega com opção de motor 1.0 aspirado. O modelo reúne essas e outras características depois da revitalização que ganhou na linha 2023. Com um desenho externo que acompanha o DNA atual da marca francesa, com mais itens tecnológicos e conectividade.
Mais um produto oriundo da sinergia com a Stellantis, o Novo Citroën C3 tem em seu visual com destaque para a logo da marca alongada em linhas duplas e se fundem com as luzes de condução diurna (DRL) de leds nos ousados faróis bipartidos. Olhando de lado, conseguimos enxergar um compacto SUV, enquanto as lanternas traseiras se integram completamente às linhas do veículo.
Leia a Revista Oficina News completa
O modelo oferece duas opções de motores: o reconhecido 1.6 16V da família EC5 com até 120 cavalos e 15,7 kgfm e o 1.0 Firefly de até 75 cv e 10,7 kgfm, que compartilha com os carros da Fiat.
O motor de 999 cm3 contém atributos tecnológicos de primeira linha, com corrente de comando silenciosa “for life”, sistema de pré-aquecimento de etanol e coletor de escape integrado ao cabeçote, além da ótima entrega de torque em baixa rotação desejada por todos os consumidores, conforme afirma a engenharia da marca. Nesta versão, o câmbio ofertado é o manual de cinco marchas.
Já o engenho 1.6 16V EC5, que já era usado no modelo, tem nova calibração, aliada ao comando de válvulas de admissão variável em fase, que possibilita uma boa entrega de torque desde as rotações mais baixas. Nesta opção, o condutor pode escolher entre os o câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis com opção de trocas sequenciais. A direção tem assistência elétrica.
A engenharia explica a utilização da plataforma CMP, com 86% de aços de alta e ultra-alta resistência, com suspensão dianteira independente com barra estabilizadora e 18 cm de altura mínima do solo. A suspensão traseira usa eixo de torção com rodas semi independentes. Com balanços dianteiro e traseiro curtos, o novo C3 tem ângulo de ataque de 23° e ângulo de saída de 39°.
O interior moderno, com elementos cromados painel em dois tons, com um elemento central na cor Cinza Steel ou Azul Metálico cruzando horizontalmente todo o conjunto. Ao centro o novo Citroën Connect Touchscreen 10”, uma central multimídia com interface simples e intuitiva, comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones.
A bordo do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.
O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.
Sempre com 15 polegadas, as rodas com pneus de perfil alto (195/65) dão mais conforto sem comprometer a performance e segurança, com baixa rolagem de carroceria e estabilidade a qualquer velocidade. Tudo para que o efeito “tapete voador” criado e mantido pela Citroën continue no Novo C3.
Versões do Novo C3
O novo C3 estreia nas lojas em sete versões de acabamento, incluindo as especiais First Edition 1.0 e 1.6. A porta de entrada para o mundo Citroën acontece no pacote Live 1.0, que já vem completo. Entre os principais itens de série há direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, indicador de trocas de marcha, luzes de condução diurna (DRL), vidros dianteiros e travas elétricas, monitoramento de pressão dos pneus e painel digital com computador de bordo.
O C3 Live Pack 1.0 soma a exclusiva central multimídia Citroën Connect Touchscreen 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, conector USB no console, volante com comandos do som e bluetooth e banco dianteiro do motorista com ajuste de altura entre os principais itens de série.
A versão Feel está disponível com motores 1.0 ou 1.6 16V e agrega vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, volante com ajuste de altura, luzes de condução diurna (DRL) de leds, rodas de liga-leve de 15”, barras longitudinais no teto, Chevron cromado e maçanetas na cor da carroceria.
Quem busca ainda mais conforto pode optar pelo C3 Feel Pack 1.6 16V automático. Nele, o pacote de equipamentos é complementado com câmera de ré, volante com revestimento exclusivo, rodas liga-leve de 15” diamantadas, faróis de neblina e câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e modo eco.
E para celebrar este momento histórico da Citroën e do C3, a marca prepara duas ações especiais. A primeira é a série limitada First Edition, com motor 1.0 ou 1.6. Ela acumula todos os itens do pacote Feel (1.0) e Feel Pack (1.6 16V Automático) com um visual único e terá somente 2.000 unidades. Nela, as barras longitudinais do teto são pintadas de cinza, os faróis de neblina recebem uma moldura branca, as laterais carregam Airbumps exclusivos e a cabine adota tapetes especiais, com a identificação First Edition. O nome da série especial também está nas placas de identificação nas portas e no porta-malas e a pintura metálica bitom é de série.
O Novo C3 First Edition também terá um lote exclusivo de 100 unidades, com venda exclusivamente online, chamado de Citroën C3 1st Edition NFT. Os clientes que adquirirem o modelo irão ganhar uma arte em NFT (token não fungível) criada pela artista Naíma Almeida. Depois da compra, cada consumidor poderá customizar sua arte a partir de um site, criando um desenho único e exclusivo. Essa obra será entregue ao cliente na forma de carteira digital, como uma NFT com valor monetário atrelado, e também em forma física, em uma moldura de acrílico.
O novo C3 tem garantia de três anos sem limite de quilometragem será oferecido em até cinco cores: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring. O teto bitom estará disponível em duas cores — outra inovação no segmento —, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera.