Processos na oficina para melhorar os resultados

Processos na oficina para melhorar os resultados

Processos na oficina para melhorar os resultados. Numa oficina mecânica, a busca da satisfação do cliente por meio de processos utilizados na rotina da realização dos serviços se mostrou ser muito eficiente, além de ser um diferencial no mercado

Texto: Carolina Vilanova

* Colaboração técnica: IQA – Instituto da Qualidade Automotiva

Oferecer um serviço de qualidade na oficina mecânica deixou de ser um destaque para ser uma obrigação. O cliente não é mais o mesmo, ele quer mais, ele quer um serviço que supere expectativas. Para conseguir essa proeza, trabalhar seguindo um sistema de gestão de processos se mostra bastante eficiente. O empresário pode e deve tirar proveito dessa estratégia, que resultam em satisfação do cliente, rentabilidade e fidelização.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Processo é uma sequência de etapas necessárias para se realizar um serviço de reparação, abrangendo desde a entrada do veículo com o problema até a entrega, pronto e devidamente consertado. No dia a dia, é mais fácil que esses processos sejam ilustrados com a ajuda de cronogramas e fluxogramas, nos quais o gestor esquematiza e planeja as ações da oficina.

É importante lembrar, no entanto que cada oficina define o seu fluxograma de processos conforme a sua necessidade, não existe uma fórmula pronta. Existem porém, algumas regras básicas e cronológicas, afinal os processos envolvem diversos departamentos num só objetivo.

Ferramentas para sua oficina 

Começa com quem recebe o veículo, seu comportamento e como transmite as informações para os operadores, passa pelo uso de ferramentas e equipamentos para fazer o diagnóstico, as peças serão usadas e como serão compradas, o próprio orçamento, etc.

E depois vem a parte mais prática, do processo de reparo do veículo e, em seguida, as preparações para a entrega. Isso inclui o profissionalismo e a capacitação do mecânico, as ferramentas utilizadas e como operá-las.

Ou seja, é um processo que reflete o seu dia-a-dia de maneira organizada. É tudo o que você já faz, mas monitoradas para terem resultados satisfatórios e, assim, garantir a satisfação do cliente e superar as suas expectativas. Não podemos esquecer que depois da entrega começa outro processo, o de pós-vendas, que inclui uma pesquisa de satisfação. Tudo isso se transforma em indicador para correção de erros.

Essas ações são garantias que o cliente está sendo atendido por uma empresa idônea, de qualidade e preocupada com a sua fidelização. O controle dos processos de uma oficina vai ajudar não somente a monitorar e registrar o que se faz todos os dias dentro da sua oficina, mas a ter rentabilidade com isso e ainda, fidelizar e ganhar a confiança do seu cliente.

 Processos na oficina para melhorar os resultados

Processos na oficina para melhorar os resultados: Resumo

– Atendimento (recepção adequada, atendente capacitado e transmissão do problema para o mecânico de maneira correta)

– Diagnóstico e orçamento

– Reparo e peças necessárias

– Equipamentos e ferramentas adequados e aferidos

– profissional que vai fazer o reparo

– Preparação da entrega do veículo, pronto e limpo

https://www.oficinanews.com.br/oficinas/quais-sao-as-ferramentas-mais-importantes-numa-oficina/

Read Previous

Como o lubrificante atua nas partes internas do motor

Read Next

Dicas de pneus: o pneu certo para o seu VUC