Peugeot 208 agilidade com motor de 122cv e câmbio automático

Com o novo propulsor EC5 equipado com tecnologia Flex Start, versão Active Pack automática se mostra opção par quem quer combinar desenho e mecânica moderna

O modelo 208 Active Pack é uma das novidades da Peugeot na linha 2015, principalmente, pelas vantagens de preço que oferece. Por R$ 51.990, o modelo vem equipado com o motor EC5 1.6 l 16V Flex, que dispensa o tanquinho de gasolina da partida a frio, e adota a transmissão automática de quatro velocidades.

oficinanews_peugeot-traseira-diagonal

oficinanews_peugeot-208_frente

Além do visual moderno do 208, a Peugeot destaca para o modelo o novo engenho o EC5, um conjunto construído com bloco em alumínio e com uma série de alterações que privilegiam principalmente a economia de combustível e a redução de emissões de poluentes. O VVT, um comando de válvulas variável na admissão, que faz os tempos de abertura das válvulas e o fluxo de ar e combustível variarem de acordo com a necessidade identificada pelo cruzamento de informações de aceleração e comportamento do motor. Com isso, o motor alcança mais de 80% do torque já a partir de 1.500 rpm.

oficinanews_peugeot-208_motor

Outro componente variável do modelo é a bomba de óleo, que ajusta automaticamente o fluxo de óleo enviado, de acordo com a rotação do motor e a carga. Como resultado: gasta menos energia acionando a bomba e, com isso, fica mais econômico.

O conjunto de pistões/anéis do tipo “lowfriction” (baixo atrito) também contribui com a redução de consumo de energia do motor para movimentar suas próprias peças, graças à utilização de material de baixo atrito.

oficinanews_EC5_3

Já a aplicação do coletor de admissão e da tampa do motor em plástico gerou redução do peso do motor, sem comprometer a resistência dos componentes; enquanto os tuchos hidráulicos melhoram a eficiência do conjunto e não precisam de manutenção.

Conclusão: um desempenho digno de gente grande: 122 cv de potência máxima, a 5.800 rpm, quando abastecido com etanol e 115 cv com uso exclusivo de gasolina a 6000 rotações. O toque máximo alcançado é de 16,4 kgfm a 4.000 rpm e de 15,5 kgfm com gasolina.

oficinanews_motor-EX5

O inovador sistema Flex Start, que elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento do motor para realizar a partida a frio, desenvolvido pela Bosch, é mais uma atração do motor. Acionado eletronicamente para controlar toda operação e o aquecimento do etanol para o momento da partida, o sistema conta a comodidade do Wake up, que inicia o pré-aquecimento do etanol quando a porta do motorista é aberta. Se o motorista tentar ligar o motor antes do completo aquecimento do etanol, uma luz acesa no painel indicará que o processo ainda está em andamento, e a partida só será permitida depois que a luz apagar. Com isso, há uma redução de até 40% nas emissões de poluentes, já que não há a necessidade da gasolina para a partida do motor.

oficinanews_peugeot-208_painel

Equipado com câmbio automático de 4 velocidades a frente e uma a ré, conta com as mudanças de forma sequencial, e como opcional, acionamento por borboletas no volante. Assim, promete cair no gosto do público que busca um carro compacto, mas com amplo espaço interno e tecnologia embarcada para garantir segurança e praticidade ao dirigir.

Com relação ao design, o Peugeot 208 Active Pack se apresenta com uma silhueta compacta, mas bem espaçoso internamente, graças à plataforma A do Grupo PSA, usada pela primeira vez em um Peugeot, no Brasil. A modificação do assoalho e a suspensão traseira permitiram a manutenção do tamanho do modelo, mas com aumento do espaço interno, do porta-malas e tanque de combustível.

oficinanews_peugeot-208

Do lado de dentro, um dos destaques é o painel de instrumentos elevado, que permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante, com coluna de direção ajustável em altura e profundidade, e comandos para controle de funções como rádio e kit “mãos livres” com Bluetooth, além de abrigar os paddleshifters. Disponível a partir das versões Active Pack, a central, que já integra GPS, apresenta uma tela colorida sensível ao toque de sete polegadas com resolução de 800 x 480.

Ficha técnica

MOTOR
Número de cilindros 4 cilindros
Número de válvulas 16 válvulas
Cilindrada 1.6
Potência Alcool: 122 / 5.800 – Gasolina: 115 / 6.000
Torque Alcool: 16,4 / 4.000 – Gasolina: 15,5 / 4.000
SCx (m2) 0,68
Cx 0,32

Alimentação Injeção eletrônica multiponto seqüencial
Comando de válvulas Acionamento por correia, variável na admissão

TRANSMISSAO
Tração Dianteira
Caixa de mudanças Automática Sequencial de 4 marchas”

Direção Elétrica com assistência variável

SUSPENSÃO
Dianteira Tipo Pseudo McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora
Traseira Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados à gás e barra estabilizadora

FREIOS
Dianteiros (mm) Discos sólidos 266 x 13 Discos ventilados 266 x 22
Traseiros Tambor 8″

PNEUS
Pneus 195/60 R15 (Fuel Saver)
195/55 R16 (Fuel Saver)

Read Previous

Corrida Tecnológica

Read Next

Senai exibe Oficina Modelo durante a VUCFAIR

Posts Relacionados