
A etapa de Fórmula 1 de Singapura acontece neste final de semana, 20 e 21, e a Pirelli divulga quais serão as estratégias de utilização de pneus, conforme as variações climáticas e as condições do percurso percorrido pelos pilotos.
Na etapa de Monza, os dois compostos mais duros da Pirelli foram selecionados, mas para o GP de Singapura as melhores opções são as duas mais macias disponíveis: o P Zero Amarelo macio e o P Zero Vermelho supermacio.
Além de ser uma corrida disputada integralmente durante a noite, o GP de Singapura tem uma temperatura ambiente geralmente entre 30ºC e 35ºC, o que gera uma abrasividade mais alta do que a maioria dos circuitos de rua e, portanto, leva mais tempo para que o asfalto fique emborrachado. Dessa forma, a evolução da pista é lenta, como normalmente acontece em circuitos que não são permanentes. As frequentes pancadas de chuva no fim da tarde também podem remover muito da borracha que se acumula na pista.
Além disso, o circuito tem muitas ondulações e elementos comuns em vias urbanas, como faixas brancas pintadas e tampas de bueiro, que pode surpreender os pilotos, e consiste em uma ameaça adicional para os pneus. Singapura também possui mais curvas do que qualquer outra pista presente no calendário da F1, sobrecarregando ainda mais os pneus.
Por estes motivos, tração e frenagem são elementos chaves para o circuito de rua de Marina Bay. Os pneus traseiros são bem exigidos na saída de todas as curvas lentas. O traseiro esquerdo é particularmente exigido, uma vez que tem de lidar tanto com acelerações longitudinais como com acelerações laterais. A tração é constantemente comprometida pela superfície ondulada das ruas utilizadas no circuito.
O pneu supermacio é um composto de baixa gama de trabalho, capaz de atingir sua performance máxima, mesmo em baixas temperaturas. Em contraste, o pneu macio é um composto de alta gama de trabalho, ideal para temperaturas mais elevadas.
Para Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, “A natureza única de uma corrida noturna obviamente impacta os pneus. Selecionamos os dois mais macios disponíveis, para que eles se aqueçam rapidamente e ofereçam altos níveis de aderência mecânica, características vitais em um circuito de rua. Estamos oferecendo opções mais macias do que no ano passado, quando selecionamos o médio e o supermacio. Tradicionalmente, temos muitas entradas de safety cars nesta etapa, então a estratégia deve ser flexível o suficiente para contemplar essa eventualidade. Com a briga pelo título aparentemente ficando cada vez mais disputada, todos os sinais sugerem que teremos uma corrida empolgante e imprevisível.”, completa Hembery.
Para mais informações sobre Singapura e as exigências que o circuito tem sobre os pneus, baixe o vídeo com animações 3D produzido pela Pirelli. Este vídeo é livre de direitos autorais para uso de mídia na Fórmula 1, e está disponível em:
www.studiovandone.com/TMP/PIRELLI/PISTE/PIR_Singapore_ENG.mp4.zip (versão com narração em inglês)
www.studiovandone.com/TMP/PIRELLI/PISTE/PIR_Singapore_me.mp4.zip (versão apenas com trilha sonora)
Alternativamente, pode-se embedá-lo direto do canal da Pirelli no YouTube, em: http://youtu.be/B281Vi0thcQ

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.