Pneus Pirelli do Lamborghini Countach são usados há 50 anos

Pneus Pirelli do Lamborghini Countach são usados há 50 anos

Em meio século de parceira, os pneus Pirelli do Lamborghini Countach são usados há 50 anos, marcando uma das colaborações mais duradouras no mundo automotivo que continua até hoje.

Os pneus Pirelli equipam o Lamborghini Countach em todas as suas várias formas, desde o original de 1971 ao novo LPI 800-4, limitado a 112 exemplares. Juntas as duas empresas ainda trabalham em conjunto desenvolvendo tecnologia de ponta que se concentra em desempenho, esportividade e controle.

O Lamborghini Countach 2021 é um supercarro híbrido que produz 814 cavalos de potência e atinge uma velocidade máxima de 355 km/h, formando um tributo adequado ao modelo icônico que celebra seu 50º aniversário este ano.

A Pirelli equipou o novo carro com pneus P Zero na medida 255/30 R20 na dianteira e 355/25 R21 na traseira, desenvolvidos para melhorar ainda mais o desempenho do veículo, bem como a segurança, o controle e a dirigibilidade. A estrutura e o composto do pneu foram otimizados para alcançar a melhor aderência possível em todas as situações de pilotagem, além de altos níveis de tração e frenagem no molhado e no seco.

Entre no nosso podcast

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

O Pirelli P Zero nasceu como um pneu de desempenho ultra elevado (UHP, em inglês), que une o know-how do automobilismo da Pirelli com uma colaboração contínua envolvendo os principais fabricantes de automóveis do mundo. Para os motoristas que procuram ainda mais desempenho em pistas de corrida, o P Zero Corsa também está disponível como opção: são pneus que transferem o melhor da tecnologia do automobilismo para uso em rua e pista.

Pneus Pirelli do Lamborghini Countach são usados há 50 anos

Uma banda de rodagem com duplo composto e com um design assimétrico fornecem o equilíbrio correto para atingir altas velocidades na pista, além de gerar a quantidade necessária de aderência e tração. Além disso, o P Zero Corsa oferece grande resistência às altas tensões termodinâmicas criadas pelos carros em que está instalado.

Evolução do Countach, do P7 ao Pzero corsa

O Lamborghini Countach, nascido para ser um carro revolucionário ainda mais rápido e tecnicamente avançado do que o icônico Miura, tornou-se o carro esporte típico dos anos 1970, bem como o precursor da geração moderna de supercarros de alto desempenho. Naquela época, o pneu mais esportivo da Pirelli era o Cinturato CN12, que equipava o Miura.

Este foi o produto que deu origem ao pneu de perfil baixo, o que levou ao nascimento do Pirelli P7, escolhido como equipamento original para o Countach LP 500 em 1971. Dois anos depois chegou o Countach LP 400: com apenas 152 exemplares produzidos até 1977 – esta é a versão mais procurada pelos colecionadores. O LP 400 deu lugar ao LP 400 S, com os novos pneus Pirelli P7 de perfil baixo equipados com um novo design de roda de magnésio.

Depois veio o Countach LP 5000 S de 1982 a 1985 e o LP 5000 Quattrovalvole de 1985 a 1988. A edição do 25º aniversário do Countach estreou em 1988 e foi o primeiro Lamborghini a usar pneus Pirelli P Zero: a gama de pneus concebidos para supercarros em todo o mundo, que ainda equipam os carros mais potentes de hoje.

Os pneus para as versões históricas do Lamborghini Countach ainda estão disponíveis hoje como parte do Pirelli Collezione: uma família de pneus dedicada aos carros mais icônicos construídos entre 1950 e 1980, que mantêm a aparência original dos pneus de época combinados com a tecnologia moderna.

Pirelli e Lamborghini: parceria de longa data

A colaboração entre a Pirelli e a Lamborghini remonta a 1963: o ano em que Ferruccio Lamborghini pediu à Pirelli para equipar o primeiro carro do construtor recém-criado. Este foi o 350 GTV, lançado como protótipo no Salão Automóvel de Torino no mesmo ano. Foi o primeiro passo de uma colaboração histórica que vive até hoje, destacando alguns dos momentos mais importantes da história automotiva. A versão de produção do GTV recebeu o selo 350 GT e utilizou um pneu da família Cinturato com especificação HS (High Speed): desenvolvido para equipar carros esportivos que já eram capazes de atingir a marca de 240 km/h. A Pirelli então fez pneus sob medida para o Lamborghini LM002 – o Pirelli Scorpion -, o Lamborghini Diablo 1990, graças a um Pirelli P Zero específico, bem como o Murciélago 2001 e o Gallardo 2003, com um P Zero Rosso feito sob medida.

Para celebrar esta colaboração que já dura mais de meio século, a Lamborghini também criou uma versão muito especial do Aventador: o Lamborghini Aventador LP 700-4 Pirelli Edition. A gama Lamborghini continua a expandir-se até aos dias de hoje, com a Pirelli cumprindo a sua missão de criar pneus dedicados para a marca: do Scorpion para o SUV Urus, ao P Zero e P Zero Corsa para os modelos coupé, spyder e roadster.

Read Previous

Novo Citroën C3 estará entre os SUVs compactos

Read Next

Distribuição de peças com mais rapidez e qualidade