Tech Drive: Confira a avaliação do Pulse Abarth: SUV esportivo com fôlego do motor 1.3 turbo. Sabe um carro divertido de dirigir? O Pulse Abarth é um deles. O primeiro SUV da marca no mundo não tem apenas a roupagem esportiva. Ele é um verdadeiro esportivo, que oferece ao motorista a real experiência de dirigir com diversão e performance.
Vamos começar pelo que interessa, o conjunto de trem de força que foi todo calibrado especialmente para deixar o Pulse um autêntico Abarth. A grande atração é o motor Turbo 270, que entrega potência de 185 cv e torque de 270 Nm, erecebeu uma nova calibração para garantir a máxima performance. Para se ter uma ideia, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h, com uso do etanol. Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.
A engenharia da Stellantis explica que o modelo foi feito sob medida, respeitando os pilares da marca. O Pulse Abarth traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio automático de seis marchas, que deixam as trocas mais rápidas e esportivas. Um novo sistema de exaustão foi adotado e deixou até a sonoridade do motor mais esportiva.
Leia a Revista Oficina News completa
O conjunto de suspensão fornece mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes. A suspensão dianteira do tipo Mc Pherson com rodas independentes, ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade.
Já a traseira, com eixo de torção com rodas semi independentes, tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada. Mesmo sendo um esportivo, possui altura de SUV, com vão livre do solo de 217 mm.
As rodas mais largas (17”) asseguram mais estabilidade e pneus são mais aderentes. Para caprichar na dirigibilidade, a direção elétrica com pinhão e cremalheira é mais direta e precisa. O sistema de freio também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth, com discos ventilados na dianteira e tambor na traseira.
A diversão na dirigibilidade é garantida por conta da performance do modelo, que realmente tem um toque esportivo, e dá para sentir no volante. São três modos de direção disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, Manual com mais versatilidade e o Poison, aquele botão vermelho que faz o motor dar uma resposta mais rápida e ainda mais divertida de dirigir. Dá para sentir que o carro fica mais arisco e a velocidade aumenta bem rápido.
Um carro bem completo, o Pulse Abarth traz de série itens como escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, wireless charger, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.