Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

O modelo HGT vem equipado com o já conhecido, porém reformulado, motor E.torQ 1.8 Evo VIS, que atinge 139 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol

Texto: Carolina Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

A missão do Fiat Argo era mesmo muito complicada: substituir o Palio – o compacto popular que foi mais vendido durante anos – e o Punto – um dos primeiros compactos premiums do segmento. Tudo ao mesmo tempo!

Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

Para que isso acontecesse era necessário, em primeiro lugar, ter uma gama bastante ampla, que atingisse os atributos e preços dos dois modelos. Ok, o modelo chegou em sete versões, que incluem três ofertas de motor e três tipos de transmissão, em três configurações de acabamento: Drive, Precision e HGT.

Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

 

Ou seja, tem Fiat Argo para todos os gostos e bolsos. O que rodamos, no entanto, é o mais chique e esportivo deles. O modelo HGT vem equipado com o já conhecido, porém, reformulado, motor E.torQ 1.8 Evo VIS. Aí é privilegiado o desempenho, já que atinge 139 cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol, e tem o torque máximo de 19,3 kgfm a 3.750 rpm.

Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

Nele é utilizado um coletor de admissão variável, também chamado de VIS (sigla inglesa para Variable Intake System – sistema de admissão variável), que, segundo a engenharia da FCA, garante mais força em baixos regimes de rotação.

Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

Eles explicam que na prática, são dois coletores em um só: até 4.000 giros, o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Acima dessa rotação, uma aleta é acionada e faz o ar percorrer um trajeto mais curto, gerando mais potência.

 

Um dos detalhes que ajuda a baixar o custo de manutenção é a transmissão por corrente, ao invés correia dentada para o acionamento da distribuição, que por ser mais robusta elimina a necessidade da troca.

Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

Já mais comum é partida a frio que dispensa o tanque auxiliar de gasolina. Assim, um sistema eletrônico aquece o combustível automaticamente quando a temperatura externa está abaixo dos 16 graus e há mais de 70% de etanol no tanque.

Fiat Argo: para diferentes gostos e bolsos

Nosso modelo era equipado com o câmbio manual de cinco marchas, bastante esportivo e suave nas trocas. Conta com a última marcha na função Overdrive, que prioriza a diminuição de consumo e ruído.

Priorizando a economia, como item de série em todas as versões do Argo está o sistema Start&Stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro está parado. Temos também a agradável direção elétrica progressiva, que oferece a rapidez e a facilidade nas manobras. E esterça bem.

Um conjunto que combina muito bem e anda muito bem, com um sistema de suspensão calibrado, que oferece bastante estabilidade, juntamente com uma série de recursos eletrônicos, como o controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração e hill-holder (assistente de partida em rampas).

Entre os itens de conforto, o carro conta com comandos no volante/paddle shifts, muita conectividade com a central multimídia de 7 polegadas touchscreen, e sistema Keyless Entry’N’ Go, que usa telecomando para destravar as portas e ligar a ignição no carro.

Read Previous

Citroën C4 Picasso: motor THP e muito conforto

Read Next

YPF completa 20 anos no Brasil e comemora seus resultados