Com 500cv e torque para superar os 300 km/h, a montadora prevê a revelação de talentos e a preparação de uma futura geração de pilotos
De olho nas pistas e campeonatos automobilísticos, a Renault lançou o Sport R.S. 01, seu novo carro de competição, com o qual promete revelar os futuros campeões de GT ou Endurance, conforme destaque do padrinho do novo esportivo R.S. 01, e Embaixador da Renault para o automobilismo de competição, Alain Prost.
Com estreia marcada para 2015, no World Series by Renault, o novo Sport R.S. 01 revela uma ficha técnica cheia de surpresas e tecnologias, a começar pela estrutura formada a partir de um chassi monocoque construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg, e um motor com potência superior a 500 CV, que permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h.
O novo modelo de competição da Renault Sport tem perfil rebaixado, característico de um GT com motor central traseiro, e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha.
Para o diretor Geral da Renault Sport Technologies, Patrice Ratti, o Renault Sport R.S. 01 tem a beleza do Renault DeZir e a perfomance do Fórmula Renault 3.5. Já o designer Akio Shimizu completa que a inspiração para o novo modelo também veio do Renault Estrela Cadente, projetado para quebrar recordes de velocidade, e que, em 1956, na planície salgada de Boneville (EUA), superou os 300 km/h.
Ilustrando estas afirmações, a Renault Sport apresenta o novo modelo com o motor fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série, a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco, para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.
Além disso, a pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de 600 N.m, o que permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.
Caixa de câmbio sequencial de sete velocidades
O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto blocante.
O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
Já o sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões, que gera equilíbrio em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.
Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central.
A grande estreia do Sport R.S. 01 vai acontecer na temporada 2015 docampeonato Renault Sport Trophy, um evento posicionado entre as competições da Copa Clio e os campeonatos profissionais, como o WEC, o DTM e o Super GT japonês.
O campeão na categoria “Pro” vai ser premiado com um programa completo de aperfeiçoamento (incluindo sessões de simulador, preparação física e media training), com vistas a um teste com a equipe oficial Nismo no campeponato Super GT do Japão; e o campeão “Am” vai disputar as 24 Horas de Le Mans de 2016, ao volante de um protótipo LMP2.
FICHA TÉCNICA DO RENAULT SPORT R.S. 01
Tipo
Segurança
Carroceria
Elementos aerodinâmicos
Disposição
Alimentação
Potência máxima
Torque máximo
Regime máximo
Gerenciamento eletrônico
Aquisição de dados
Boîte de vitesses
Comando
Diferencial
Embreagem
Suspensão
Amortecedores
Freios
Direção
Rodas
Pneus
Comprimento
Largura
Altura
Entre eixos
Bitolas dianteira / traseira
Tanque de combustível
Peso
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