Na edição 33 da Revista Oficina News, trazemos uma matéria mostrando como preparar o veículo elétrico ou híbrido para fazer manutenções com toda segurança. E muitas outras reportagens.
➡️ Clique ao lado para baixar! O Editorial fala sobre: Mobilidade no Futuro: rumo a um mundo mais conectado e sustentável
Não é de hoje que falamos em sustentabilidade e preservação do meio ambiente para combater o aquecimento global, mas não podemos deixar passar que a situação chegou a um ponto em que ou faz ou faz.
A indústria automotiva, como uma das que mais impactam nesse sentido, principalmente por conta das emissões provenientes da combustão, como monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx) e material particulado (MP), entendeu a tarefa e está mexendo para evitar colocar a saúde das populações em risco.
Leia a Revista Oficina News completa
Por esse motivo estamos falando tanto de mobilidade sustentável no futuro. Por esse motivo, montadoras e sistemistas preconizam a emissão zero de poluentes num prazo de no máximo 10 anos. É um senhor trabalho, que está sendo executado com maestria por essa indústria tão comprometida.
Porém, nem os especialistas do mais alto escalão do setor automotivo sabem exatamente quais serão as soluções mais eficazes nessa jornada, mas é sabido que temos que abraçar diversas mudanças para construir um mundo mais conectado e sustentável. O veículo elétrico (VE), por exemplo, é um modelo que já está circulando no mundo inteiro, inclusive, no Brasil.
A transição para VEs não apenas reduzirá a poluição do ar, mas também reduzirá a dependência que temos de combustíveis fósseis. Por outro lado, a infraestrutura de carregamento precisa ser expandida e melhorada para tornar os VEs uma opção viável para todos, até porque o tempo de carregamento é muito longo na maioria dos elétricos.
Os VEs são a ponta do iceberg, temos que encontrar um meio de tornar o transporte público mais eficiente e enxergar o conceito de Mobilidade como Serviço, com uso de aplicativos e plataformas que integrem diversas opções de transporte, como ônibus, trens, carros compartilhados e bicicletas, os usuários podem planejar suas viagens de forma mais eficiente e sustentável.
É um caminho longo e não vai ser fácil, inclusive, para o setor da reparação, que vai ter se adaptar e voltar para a escola, para aprender a mexer com esses e outros veículos que provavelmente chegarão no nosso mercado num prazo muito curto de tempo. É isso, pessoal. Agradeço mais uma vez a atenção e desejo uma ótima leitura. Grande beijo!
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.