Audi Q3 tem motor turbo de 150 vc com turbo e injeção direta  

Utilitário médio oferece um conjunto mecânico tradicional da marca, que se destaca pela tecnologia e eficiência energética

Texto: Carol Vilanona

Fotos: Edinho Paiva

A primeira impressão que o Audi Q3 passa é a facilidade de atrair motoristas do sexo feminino. Não que não seja do agrado dos meninos, mas é fácil entender o porquê: é um crossover sem ser enorme, tem um design bastante agradável aos olhos, é muito confortável e ergonômico, e por fim acomoda todas as nossas tralhas dentro de um Audi.

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Parece brincadeira, mas não é. O Audi Q3 cumpre muito bem todos esses quesitos e ainda leva no bagageiro a confiabilidade e a durabilidade na mecânica da marca alemã, por meio de um conjunto tradicional e vencedor de motor e câmbio.

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É justamente o powertrain que eleva o carro ao patamar dos grandes, mesmo com um motor 1.4, o mesmo do Golf Variant. Mas vale apenas lembrar que o motor em questão é um TFSI – Turbo Fuel Stratified Injection- turbo alimentado e equipado com injeção direta. A versão que testamos é a gasolina, ainda importada, lembrando que a versão nacional acaba de chegar nas concessionárias.

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É claro que o engenho ganha quando se fala em baixo consumo de combustível e de emissão de CO2, gracas à tecnologia Audi de ativação dos cilindros sob demanda e também do sistema Start-stop, que desliga o motor automaticamente quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio. Aliás, o funcionamento desse sistema opera de maneira bem sutil, sem que se perceba.

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Os números da Audi divulgados para o Q3 1.4 são impressionantes: potência máxima de 150 cv entre 5.000 e 6.000 rpm e torque de 250 Nm entre 1.500 e 3.500 rpm. É bastante ágil para um SUV, firme e rápido na estrada, com ótima manobrabilidade nas ruas da cidade. A velocidade máxima divulgada pela marca é de 204 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos.

Audi Q3 tem motor turbo de 150 vc com turbo e injeção direta  
Audi Q3 tem motor turbo de 150 vc com turbo e injeção direta

A transmissão S Tronic também já é velha de guerra, do tipo DSG de dupla embreagem e seis marchas, com a opção de trocas manuais feitas por meio da alavanca no console ou pelos shift paddles, instalados junto ao volante multifuncional. E o motorista pode ativar o sistema Audi Drive Select e alterar os principais módulos tecnológicos para atender suas necessidade, deixando a direção mais econômica, esportiva ou confortável.

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Com tração dianteira de suspensão multilink ajustada, o Audi Q3 vem equipado com amortecedores ativos, que podem ter a rigidez alterada conforme o tipo de piso, proporcionando conforto e seguranca ao trafegar. As belas rodas são

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Por característica, os Audis são mais esportivos do que luxuosos, não que não sejam sofisticados em termos de acabamento. Traz como item de série o ar-condicionado, bancos de couro sintético, computador de bordo, sensores de luz e chuva e volante esportivo com shift paddles.

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Em relação à segurança, destacamos os airbags frontal, lateral dianteiro e de cabeça, assistente de partida em aclives, controle eletrônico de estabilidade (ESP), faróis de xênon com ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LEDs, freio de estacionamento eletromecânico e sensor de estacionamento traseiro.

Os faróis de xênon, na verdade, no formato adotado como identidade pela Audi, deixam o carro com um ar mais tecnológico, e causam impacto positivo a noite, com um conjunto de luzes bonito e funcional. Enfim, o Audi Q3 traz tecnologia com esportividade ao mesmo tempo, um a ótima opção para quem pode não para quem quer.

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Ficha técnica:

Motor 1.4 TFSI
Comando de válvulas variável com 16V
Cilindrada 1395 cm3
Potência 150 cv de 5.000 a 6.000 rpm
Torque 25,5 kgfm entre 1.500 e 3.500 rpm
Injeção Direta de gasolina
Transmissão S-Tronic de seis marchas com dupla embreagem
Tração dianteira
Direção Elétrica
Suspensão dianteira McPherson
Suspensão traseira Independente

 

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