Honda HR-V: compacto e inteligente

Texto: Carol Vilanova

Vamos combinar: americanos são experts em fazer as melhores picapes, os europeus fazem os carros mais luxuosos do mundo e os japoneses, bom, eles fazem os compactos mais inteligentes que conhecemos, com certeza.

Um ótimo exemplo disso é o SUV compacto Honda HR-V, que na versão 2019 ganhou sua primeira atualização e ficou ainda mais esperto, desde as versões mais básicas. Muito bem acertado em relação à mecânica e à configuração interna, o modelo mantém o conjunto motriz, o motor 1.8 16V FlexOne com a transmissão CVT, que simula sete velocidades.

Nossa versão é a de entrada, a LX que apesar de sem luxo é muito eficiente. Na nova linha, ganhou alguns ajustes no design, nas suspensões, na transmissão e em equipamentos de conforto. A frente ficou mais moderna com a nova grade e os novos faróis, que já mostram a nova cara da marca e trazem luzes diurnas de rodagem em LED integradas e conjunto óptico duplo.

A traseira também ganhou novas lanternas, com guias de LED horizontais e acabamento escurecido na parte inferior, bastante modernas e eficazes. Internamente o SUV compacto mostra mais ainda sua inteligência, com um sistema de rebatimento de bancos chamado de Magic Seat, que permite diversas utilizações, sempre com muito espaço.

Entre os equipamentos de série, inclusive na nossa versão mais básica, estão ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina. Além de itens de segurança, com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS). Nossa versão trazia sistema de áudio com tela de 5”, com conexões USB e bluetooth.

Para finalizar, um conjunto mecânico com motor i-VTEC, ou seja, com Sistema de Controle de Sincronização e Abertura Variável das Válvulas, que alterar os parâmetros de sincronização e abertura das válvulas de acordo com a combinação de alguns fatores. E o CVT (Transmissão Continuamente Variável), que transmite bastante conforto e suavidade ao dirigir, combinado a uma direção elétrica.

Conclusão: 140 cv de potência quando a bastecido com gasolina e 139 cv no etanol. Devido à reprogramação na Unidade de Comando Eletrônico (ECU) para adequar o câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável) e a taxa de compressão de 10,6:1, esse motor tem mais desempenho com gasolina do que com etanol. O torque máximo é de 17,3 kgfm com gasolina e 17,4 kgfm com uso de etanol.

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