Renault Captur: um SUV com charme e mecânica robusta  

Modelo na versão 2.0 usa câmbio automático de quatro velocidades, tem uma vida a bordo bastante agradável mas a economia de combustível ainda pode melhorar 

Texto: Carol Vilanova 

Fotos: Edinho Paiva 

Um utilitário esportivo compacto que tem no design seu ponto mais forte. Talvez, a Renault apostou no Captur para compensar o Duster, que não passou na fila da beleza. De nome chique e visual chamativo, o modelo traz outros atributos, como a mecânica robusta e reconhecida da marca, a conectividade e os recursos tecnológicos.

Renault Captur: um SUV com charme e mecânica robusta
Renault Captur: um SUV com charme e mecânica robusta

Ainda sobre o design, o Renault Captur segue a nova identidade visual da Renault, assinada pelo Technocentre na França, em parceria com o Renault Design América Latina. Com linhas marcantes e muita elegância, o modelo traz uma dianteira bonita e eficiente, com adoção dos faróis com luzes diurnas de LED.

O desenho flui pela lateral, cheia de grafismos, até chegar à traseira, que entrega um conjunto de lanternas de LEDS, além da ponteira do escapamento cromada que intensifica a esportividade. Para completar, a opção de teto pintado de outra cor, o que fica muito estiloso e bonito.

O Renault Captur que testamos era equipado com motor 2.0 16V, um conjunto desenvolvido com a tecnologia da equipe de Fórmula 1, com boa performance, mas sem muita economia de combustível.

Falando em números, são 148 cv de potência a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143 cv a 5.750 rpm com uso com gasolina. Já o torque máximo é de 20,9 kgfm a 4.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 20,2 kgfm a 4.000 rpm com gasolina.

Renault Captur: um SUV com charme e mecânica robusta  
Renault Captur: um SUV com charme e mecânica robusta  

A engenharia da Renault encontrou no sistema Energy Smart Management (ESM) de regeneração de energia, aquele usado nos carros de Fórmula 1, que durante a desaceleração do carro, quando o motorista retira o pé do acelerador, o motor continua girando sem consumir combustível.

Segundo a marca, nesse momento, o alternador automaticamente passa a recuperar energia e enviá-la para a bateria, que aumenta sua carga sem consumo de combustível. Durante a aceleração, o alternador não precisa “roubar” energia do motor para enviar à bateria, já que houve a carga na desaceleração.

Para casar com o motor, esta versão adota a transmissão automática de quaro velocidades, que deixa a desejar, não contribui muito para a economia de combustível. Mas esse problema já não existe mais, pois nas novas versões do modelo a Renault já implementou o câmbio CVT.

O modelo é muito gostoso de dirigir, o que se deve muito à direção do novo Captur, do tipo eletro-hidráulica com esforço variável. A Renault explica que nesse sistema o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua com base na velocidade do veículo e quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente.

É silencioso e a vida a bordo é bastante agradável, com um interior cheio de opções para o motorista e os ocupantes. A conectividade é feita por meio do MEDIA Nav disponível em todas as suas versões, e conta com tela touchscreen de 7”, que possui: GPS integrado, Bluetooth®, câmera de ré, eco-scoring e eco-coaching.

Em relação à segurança, temos no Captur o controle eletrônico de estabilidade (ESP), o controle eletrônico de tração (ASR), auxílio de frenagem de emergência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD). O preço começa em R$ 88.490.

Ficha Técnica

Versão Intense 2.0 16V AT
Motor Quatro tempos, bicombustível (etanol e/ou gasolina), quatro cilindros em linha, 16 válvulas e refrigeração por circuito de água sob pressão
Cilindrada 1.998 cm³
Potência 143 cv (gasolina) @ 5.750 rpm / 148 cv (etanol) @ 5.750 rpm
Torque 20,2 kgfm @ 4.000 (gasolina) / 20,9 kgfm @ 4.000 (etanol)
Câmbio Automático 4 velocidades
Relação de marchas 1º……… 3,511:1

2º……… 1,932:1

3º……….1,288:1

4º……….0,916:1

Direção Eletro-hidráulica com diâmetro giro de 10,7 m
Suspensão dianteira Tipo MacPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
Suspensão traseira Suspensão traseira semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.
Freios Sistema ABS, com discos ventilados na dianteira e freios traseiros com tambores; ESP (controle eletrônico de estabilidade); HSA (assistente de partida em rampas)
Pneus/rodas Roda Alumínio / Pneu 215/60 R17

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