Toyota Yaris sedan: mecânica bem resolvida

Que a Toyota consegue desenvolver carros muito bem acertados, isso todo mundo sabe. Além de estar sempre em busca da mecânica perfeita, tem aquele paradigma de que “carro que nunca quebra” – claro que se fizer a manutenção preventiva adequadamente, isso pode ser uma verdade.

Temos o Corolla aí para comprovar esses atributos. Até aí, tudo bem. E aí vem a surpresa, o Yaris, um carro compacto Premium que vem com toda essa fama embarcada. Andamos com a versão XLS, a topo de linha do sedã, e a constatação é simples: é um legítimo Toyota, vamos dizer, um Corollinha. Inclusive com um desenho moderno e um ótimo nível de acabamento interno.

Começando pelo conjunto mecânico, o modelo vem equipado com o motor 1.5L 16V Flexfuem, o mesmo do Etios, mas com aprimoramentos. O engenho traz a tecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i, que segundo marca, o sistema atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão.

Entre as melhorias estão o novo sistema de exaustão e a recalibração da carroceria para o novo trem der força. A construção do motor compreende o alumínio no bloco e cabeçote, enquanto o sistema de propulsão conta com a tecnologia ETCSi (Electronic Throttle Control System intelligence), que nada mais é do que um controle eletrônico inteligente da abertura da borboleta do acelerador.

Essa fórmula resulta em 110 cv de potência quando abastecido com etanol e 105 cv com gasolina, ambos a 5.600 giros. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). Foi um ganho de potência de 3 cv e 0,5 kgfm de torque quando comparado ao Etios. Taxa de compressão é de 13,0 +/- 0,3.

A transmissão é a acertada Multidrive CVT, que vem com um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive, segundo a engenharia.  Suavidade ao rodar, sem perceber as trocas, com mais economia e melhor desempenho. As marchas podem ser trocadas de maneira sequencial. A direção Eletroassistida progressiva (EPS) ajuda bastante na ótima dirigibilidade.

Para completar, itens de segurança e conforto encontradas em carros de luxo, como os controles de estabilidade, tração e assistente de subida em rampa, distribuição eletrônica de frenagem, faróis projetores com lâmpadas halógenas, lanternas em LED e recursos de conectividade.

 

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