Volkswagen Gol: antiga nova surpresa com motor 1.0

Quase entrando na meia idade, o Volkswagen Gol já passou por muitas evoluções, sem perder sua característica mais marcante: a robustez. Durante 27 anos foi o hacth mais vendido do Brasil, e hoje está entre o top five, mantendo suas origens e seus fãs cativos.

Fazia um bom tempo que eu não andava num VW Gol, e neste teste feito na versão 1.0, tive uma gratíssima surpresa. Que carro! Simples, mas com tudo o que se precisa para rodar com performance, economia e segurança.

O desenho do Gol se mantém bastante fiel àquele dos anos 80, claro, com toda identidade e modernidade da marca. Nesta versão 2020, o capô é mais elevado e mostra dois vincos, conectados com os faróis maiores e mais vistosos. Igualmente arrojadas são as lanternas com desenho tridimensional, que mostra mais uma vez a assinatura da Volkswagen.

O grande barato do VW Gol 1.0 é mesmo o motor de três cilindros, parte da família EA 211, menor, mais eficiente e muito, mas muito mais econômico. Isso é conseguido por causa de uma tecnologia de ponta aplicada na sua construção. Bloco e cabeçote em alumínio, baixo atrito interno, comando de válvulas variável e sistema de injeção eletrônica com partida a frio.

O resultado dessa fórmula é um motor de 999 cilindradas, bicombustível, e com a capacidade de gerar potência máxima de 82 cavalos quando abastecido com etanol e 75 cv com uso de gasolina, ambos a 6.250 giros. Enquanto o torque chega a 10,4 kgfm com etanol e 9,7 kgfm com gasolina, sempre a 3.000 rotações, sendo que 85% do torque está disponível a partir dos 2 mil giros. É ágil e mantem aceleração muito facilmente. Já falei da economia? Pois é, muito econômico.

Transmissão manual de cinco marchas à frente, com acionamento por cabos, muito precisa na hora das trocas e com engates macios. A direção é hidráulica e os freios tem assistência de ABS com EBD, distribuição eletrônica de frenagem.

A suspensão é robusta, com sistema independente tipo McPherson na dianteira e interdependente com braços longitudinais na traseira.

O modelo vem em versão única e já traz de série elementos como ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB, vidros e portas elétricas, entre outros.

Internamente, com simplicidade, oferece o que o motorista precisa: sistema infotainment com tela colorida e conectividade com smartphones. Um volante multifuncional com os principais comandos, computador de bordo e sensor de estacionamento.

 

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