Travamento da pinça afeta pastilha e gera desgaste excessivo

Travamento da pinça afeta pastilha e gera desgaste excessivo

Segundo a engenharia da Jurid, travamento da pinça afeta pastilha e gera desgaste excessivo no sistema de freios. Segundo a marca, as pastilhas de freio são compostas por material abrasivo que faz o atrito contra o disco para auxiliar na redução de velocidade do veículo. Ao longo do tempo, ocorre o desgaste natural das peças.

Por isso, a revisão para verificar as condições das pastilhas e de outros componentes do sistema de freio é importante para garantir segurança e eficiência nas frenagens. Segundo Luciano Costa, gerente geral da Jurid, fabricante de componentes de freios por meio das marcas líderes globais Jurid e Ferodo, normalmente, quando isso acontece, a causa mais comum é um desequilíbrio no sistema de freio devido a uma pinça travada e pressões diferentes em cada roda.

O gerente recomenda que em toda troca de pastilhas de freio todos os componentes do sistema de freio sejam analisados e a devida manutenção feita quando necessário.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

“No caso da pinça de freio os pinos deslizantes devem ser devidamente lubrificados com um produto adequado que não agrida as borrachas e que suporte no mínimo 600°C para não derreter e assim garantir o bom funcionamento da pinça, indicamos o BL-20”, explica. A lubrificação evita o desgaste das peças, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de preservar a vida útil das pastilhas.

Costa lembra também que todos os componentes do freio estão interligados, quando a pastilha desgasta de forma irregular, por exemplo, por causa de travamento da pinça, pode afetar o disco de freio também. Outro ponto importante na hora da substituição das pastilhas é realizar sempre aos pares, jamais fazer apenas a troca de um lado.

Há modelos de pastilhas de freio com sensores eletrônico ou mecânico que avisam a hora exata da troca antes que outras peças do sistema de frenagem sejam comprometidas.

A Jurid tem planta em Sorocaba-SP e conta com portfólio completo das linhas de pastilhas de freio, sapatas de freio, fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição para atender a frota circulante de veículos.

Read Previous

VWCO reforça estratégia sustentável com e-Delivery no Chile

Read Next

Fiat Mobi comemora meio milhão de unidades produzidas