Troca do filtro de óleo do Chevrolet Classic

Troca do filtro de óleo do Chevrolet Classic

Troca do filtro de óleo do Chevrolet Classic. Mostramos a substituição do filtro de óleo lubrificante do sedã da Chevrolet, além das dicas de como diagnosticas a necessidade da troca

Texto e fotos: Carol Vilanova

Colaboração Técnica: TecFil Filtros

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O filtro de óleo tem uma importante função: filtrar o lubrificante do motor, retendo as partículas abrasivas que vem do próprio desgaste do motor e das impurezas que acabam passando pelo filtro ar por motivo de má manutenção e jateamento do filtro.

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Joao Lucena, assistente técnico comercial da TecFil avalia ainda que o combustível ruim e a sujeira no tanque também podem prejudicar ao filtro, pois a sujeira é misturada ao óleo na câmara de combustão.

“O filtro do óleo deve ser trocado sempre que trocar o óleo lubrificante do motor. No filtro existe uma válvula chamada anti-retorno, responsável por manter o filtro cheio de óleo, quando o filtro não é substituído, fica cheio de óleo lubrificante sujo, que vai acabar contaminando o óleo novo quando começar a funcionar. Logo, cheque no manual o período de troca do óleo e combine o mesmo prazo para o filtro”, alerta João.

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É simples: caso o filtro não seja substituído, vai contaminar o óleo novo, e isso com o tempo aumenta o desgaste das peças internas do motor, podendo chegar ao total travamento.

Acompanhe agora a troca do filtro de óleo do Chevrolet Classic motor 1.0 Flexpower, ano 2011 com 6.739 Km rodados. Observe bem a aplicação correta da peça antes de instalar e use equipamentos de proteção, principalmente, as luvas. Nesse caso, usamos o óleo 5W30 semi-sintético API SM, numa média de 3 litros.

Troca do filtro de óleo do Classic
Troca do filtro de óleo do Classic

1) Alivie a vareta tirando-a do compartimento e em seguida, abra a tampa do óleo do motor, para poder trocar por pressão, ou seja, o óleo começar a ser empurrado pela pressão atmosférica para o fundo do motor.

Troca do filtro de óleo do Chevrolet Classic

2) Suba o elevador e retire os parafusos para remover o protetor de cárter.

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3) Retire o filtro com ajuda da cinta própria para o trabalho.

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4) E na sequência, com uma chave, tire o bojão para escoar o óleo.

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Obs.: Use um depósito para descarte correto do óleo usado. E verifique ainda se a junta do filtro velho não ficou grudada no cabeçote.

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5) Antes de instalar o filtro novo, lubrifique a junta com óleo novo e limpe um pouco o alojamento do filtro.

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6) Em seguida, envolva o filtro numa lixa fina.

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7) Encaixe com a mão o filtro no alojamento, e aperta até o máximo com as mãos.

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Dica: no momento da instalação do filtro de óleo, nunca use ferramentas, pelo fato de não saber o torque exato do aperto, o correto, é o aperto manual utilizando somente a lixa fina.

8) Por último, coloque o óleo lubrificante adequado.

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