Troca dos filtros de óleo e ar da Honda Twister. Acompanhe em exclusividade o procedimento de troca dos filtros que cuidam do motor de uma das motocicletas mais vendidas do mercado
Texto e fotos: Carolina Vilanova
Colaboração técnica: Tecfil Filtros
Manter o motor saudável. Esse é o segredo para se ter bom desempenho, economia de combustível e emissão de poluentes sob controle. E mantendo em dia os filtros de óleo e ar do veículo esse trabalho fica mais fácil e com custo baixo. Os filtros de ar e de óleo de uma motocicleta não são caros, são encontrados com facilidade não exigem segredo na montagem, apenas atenção e bom senso.
Mas mesmo assim, muita gente esquece disso e deixa passar o prazo de troca desses elementos, ou pior, fazem a troca por produtos de má qualidade, que acabam por prejudicar ainda mais a saúde do coração de sua motocicleta. Acompanhe nessa reportagem as dicas da Tecfil, um dos principais fabricantes de filtros do mercado, que mostra o procedimento de troca dos filtros de ar e óleo de uma motocicleta Honda CBX 250 com motor DOCH de 4 válvulas, ou seja, de duplo comando.
Esse procedimento foi realizado pelo técnico da Tecfil, Fabio Oliveira de Castro, que alertou, em primeiro lugar, para a necessidade do uso de proteção individual na operação, como luvas e óculos, além da aplicação do produto adequado.
Filtro de óleo
Ele explica que a função do filtro de óleo é separar os contaminantes presentes no óleo, provenientes do desgaste natural do motor e da embreagem. “São diversas partículas e impurezas geradas pelo próprio uso do motor e que ficam circulando no sistema de lubrificação, tais como oxidantes, partículas de metal, poeira e sujeiras”, acrescenta.
Um filtro de óleo trabalhando em perfeitas condições contribui para que o fornecimento do fluxo do lubrificante seja constante e faça a sua função de maneira apropriada. Por isso, a recomendação é de que seja trocado, para o caso dessa motocicleta, em toda troca de óleo, indicada a cada 1000 km rodados.
“Se essa relação não for obedecida, ao colocar o mesmo filtro com óleo novo, uma quantidade do lubrificante contaminado fica no filtro usado, mas já sem propriedades”, afirma. Esse óleo sem vida se mistura com o óleo novo diminuindo a sua capacidade.
Ele continua: “nas motocicletas, às vezes sua manutenção é esquecida, e se o nível está baixo, o motociclista apenas completa. Além disso, o filtro é mantido por duas ou três trocas de óleo, até ser substituído, o que é um ponto crítico para o motor, pois ele já estará trabalhando no fim de sua vida útil”, alerta.
Hora da troca
O procedimento de troca do filtro do óleo é razoavelmente fácil, só requer atenção quando à peça correta e ao uso das ferramentas adequadas. Outra dica de Fabio é retirar o produto da embalagem apenas na hora da troca, mantendo-o isento de contaminantes, como umidades, poeira e impactos.
“Vale lembrar que a embalagem carrega algumas aplicações, e o certo é procurar a aplicação correta no catálogo de peças, que pode ser baixado pelo site. Nesse caso, o filtro adequado é do tipo refil, outros podem ser do tipo blindado”, comenta o técnico.
O filtro de óleo tem uma determinada vida útil, e por segurança, caso esse tempo ultrapasse, tem uma válvula de segurança que abre para garantir a circulação de óleo, mesmo que o óleo não seja filtrado, passando direto. Não é o ideal, mas evita danos prejudiciais ao motor.
1) Para soltar o bujão do óleo use uma chave 12mm.
2) Coloque um recipientes para drenar o óleo.
3) Verificar o estado do bujão e sua vedação, que é uma arruela de alumínio, ou seja, se não está espanado.
4) Retirar os dois parafusos do filtro de óleo, com uma chave 8mm.
5) Posicione o recipiente para liberar o restinho de óleo que está no filtro.
6) No alojamento tem uma mola que força o filtro para que haja a filtragem.
7) Retire com uma chave de fenda o anel o’ring usado.
8) Reinstale o anel o’ring que vem no kit do filtro novo. É bom aplicar o óleo no anel o’ring antes de montar no alojamento.
9) Antes de colocar o filtro novo, é preciso dar um tombo na moto para remover todo óleo que fica dentro do câmbio e da embreagem.
10) Coloque o filtro novo e a tampa. Repare que a vedação do o’ring deve ser perfeita.
11) No aperto, não é necessário usar um torquímetro, porém, não estrangule o parafuso.
12) Preencha o reservatório com óleo novo, que nesse caso é 2050 Minera API SG.
13) Para ver o nível do óleo, não rosqueie a tampa do reservatório, tombe a moto para deixá-la reta e puxe a vareta.
Filtro de ar
Agora vamos falar um pouco do filtro de ar, que segundo Fabio, tem a função de separar todo contaminante presente no ar, ou seja, fuligem, sílica, areia, etc para que não entre dentro do motor. Sua responsabilidade é manter todo material abrasivo fora do motor, para evitar que isso prejudique as partes internas.
“Caso tenha contaminantes dentro do motor, o seu desgaste passa a ser acelerado e muitos problemas, pois quando satura, ele fica sujo e entope, aumentando a dificuldade da passagem do ar e ocasionando aumente de consumo, perda potência, falhas de funcionamento, e consequentemente, maior emissão de poluentes”, alerta.
O prazo de troca depende do ambiente onde esse veículo trabalha, se é em estrada de chão a vida útil é bem menor, e em grandes centros, onde o grau de contaminação grande, uma inspeção deve ser feita a cada 4 a 5 mil km, retirando o filtro para avaliar.
Faça apenas uma verificação visual e troque se estiver sujo. Fábio alerta: “nunca faça a limpeza com jato de ar porque estraga o papel, destruindo toda a sua estrutura, e daí vai permitir a entrada de contaminante”.
Substituição do filtro de ar
1) O filtro de ar está alojado debaixo do banco, para isso, retire o banco.
2) Remova dois parafusos de fixação da tampa do filtro com uma chave Phillips e retire a tampa.
3) Coloque o filtro novo e reinstale a tampa novamente.
SAC: 0800116964
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.