Desenvolvido com as mesmas especificações dos produtos originais, os amortecedores Turbogás Cofap promete mais desempenho para suspensão e mais tecnologia, segundo a divisão de aftermarket da marca.
O Turbogás é um amortecedor pressurizado, portanto elimina a aeração e a cavitação e garante a melhor performance, até mesmo em situações extremas, característica fundamental para ruas, avenidas e estradas como as brasileiras, por exemplo.
Quando há movimentação intensa da suspensão de um veículo montado com amortecedores convencionais, o ar presente no tubo de pressão do amortecedor se mistura com o óleo e acaba criando pequenas bolhas, como se fosse uma espuma.
Acesse os vídeos do You Tube
Leia a Revista Oficina News completa
Essa condição acaba gerando um fenômeno físico chamado de aeração, quando essa espuma passa pelas válvulas existentes dentro do amortecedor, cuja função é justamente controlar a carga do componente e proporcionar o efeito desejado na suspensão do veículo nas mais diversas condições de condução.
Porém, a aeração reduz a ação do amortecedor e desgasta as válvulas. Ao contrário, nos amortecedores pressurizados, onde o ar é substituído pelo nitrogênio sob pressão, a aeração não ocorre devido à alta pressão com a qual esse gás é introduzido no tubo de pressão.
Essa pressão à qual o óleo também fica submetido evita a formação das bolhas, fazendo com que o amortecedor entregue respostas mais rápidas e garanta melhor dirigibilidade e segurança ao motorista.
Outro fenômeno evitado pela pressurização é o vácuo, ou cavitação, que ocorre quando o amortecedor sofre um impacto ou queda de roda violentos, causando a formação de vácuo nas câmaras de óleo e fazendo com que o amortecedor perca momentaneamente a ação de amortecimento.
O amortecedor Turbogás Cofap traz ainda o diferencial de ter uma estrutura mais reforçada, até mesmo nos componentes internos, para suportar a pressão gerada pelo gás.
Dessa maneira, todos os componentes trabalham em conjunto para entregar melhor desempenho e eficiência, o que é de extrema importância tendo em vista o fato de que o amortecedor é o principal componente do sistema de suspensão, responsável por garantir que os pneus estejam sempre em contato com o solo.
Dificuldade no controle do veículo em curvas, freadas, pulos descontrolados das rodas e desgaste prematuro (ou irregular) dos pneus e demais componentes da suspensão são sinais de que os amortecedores precisam ser verificados.
Amortecedores desgastados comprometem a estabilidade, o conforto e a segurança de motoristas e passageiros. Por isso, é fundamental a revisão periódica da peça.
A linha de amortecedores Turbogás da Cofap conta com 860 códigos em aplicações para veículos das principais montadoras. Outros cinco códigos para modelos Mercedes e Toyota Hilux estão em desenvolvimento e devem chegar ao mercado de reposição ainda em 2023.
© 2014-2020 Revista Oficina News • Todos os direitos reservados a Ita & Caiana Editoras Ltda.