A partir de 19 de setembro a linha Etios 2015 estará disponível nas concessionárias, nas versões X, XS, XLS e Platinum, nas carrocerias hatchback e sedã, com transmissão manual de cinco velocidades e motores de 1.3L (versão X) e 1.5L (demais versões) 16V Flex.
Todas as versões do sedã contam com a motorização 1.5L 16V Flex. Há ainda a versão Cross, disponível na carroceria hatchback, com motorização 1.5L 16V Flex, equipado com transmissão manual de cinco velocidades.
Toda a gama Etios, desde a versão X, oferece uma lista de equipamentos, única em modelos de entrada, composta por air bag duplo frontal e freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cinto de segurança com pré-tensionador e limitador de força, ar-condicionado, vidros e travas elétricos.
Adicionalmente ao desempenho superior, o Etios, tanto hatchback quanto sedã, é equipado com direção eletroassistida progressiva, que garante ótima dirigibilidade, com excelente raio de giro (4,8 m no hatchback e 4,9 m no sedã) e ajuste de suspensão, proporcionando máximo conforto no uso diário do veículo.
Os motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flex Fuel, possuem entrosamento fino com a transmissão manual de cinco velocidades, gerando alto desempenho em todas as suas versões. O Etios 1.3L, por exemplo, alcança 90 cv de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm com etanol; e 84 cv a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, com gasolina. Já o modelo 1.5L chega a 96,5 cavalos a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, com etanol; e 92 cv a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, com gasolina.
Outro ponto positivo é o peso extremamente leve, otimizando a performance e permitindo o funcionamento mais eficiente do conjunto mecânico. Na parte mecânica, um dos destaques é que a base da mola dos amortecedores é invertida, evitando o acúmulo de sujeira. O tubo de escapamento é 100% em aço inoxidável e sem emendas. A tubulação de combustível e dos freios é protegida por uma chapa de aço, evitando, assim, o rompimento e danos ao trafegar por estradas com pavimento ruim.
Lançada recentemente em junho, a Platinum é a versão topo do modelo, e destaque da linha, com central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema de reprodução de DVD e TV digital, controle do sistema de áudio e conexão Bluetooth®. Além disso, o modelo agrega todos os novos itens das demais versões. O preço de venda dos modelos da linha Etios 2015 partem de R$ 38.380,00, para o Etios Hatchback X, e vão até R$ 51.780,00 para o Etios Platinum Sedã.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.