Vídeo do lançamento da Nova Fiat Strada

Vídeo do lançamento da Nova Fiat Strada

Assista ao vídeo do lançamento da Nova Fiat Strada. Como picape multiuso, a Fiat apresenta Nova Strada remodelada e com novas versões. E a responsabilidade é grande, pois o modelo é o mais vendido deste segmento há 20 anos. Por isso, a marca caprichou no desenvolvimento de uma picape totalmente nova, desde a estrutura, passando pela parte mecânica até os avanços nos recursos de segurança e tecnologia.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Apesar das mudanças de design e toda evolução, a engenharia da marca afirma que manteve, e até aprimorou, os atributos que já faziam parte do modelo, como versatilidade e robustez, e que são os principais motivos desta ser uma picape ideal tanto para uso no lazer quanto no trabalho.

Fiat apresenta Nova Strada remodelada e com novas versões

Uma das novidades foi a adoção de uma configuração com cabine dupla e quatro portas, no lugar das três do modelo antigo, sendo homologada para cinco passageiros. As versões ganharam nova nomenclatura e posicionamento, ficando assim: Endurance, Freedom e Volcano.

Começando pelo design, a picape foi inspirada nos elementos da picape Toro, principalmente na parte dos faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light). A engenharia conta que ainda na dianteira, a grade imponente abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o discreto e elegante Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente. O capô vincado sugere a força e a robustez que caracterizam o veículo.

Fiat apresenta Nova Strada remodelada e com novas versões

O desenho segue por uma linha de cintura ascendente, que destaca vigorosas caixas de rodas quadradas e laterais esculpidas. Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à Nova Strada uma impressão visual de presença muito marcante.

Por meio da plataforma MPP, desenvolvida pela Fiat especificamente para picapes, foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira pensando na melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Há novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira, e novo eixo traseiro.

Fiat apresenta Nova Strada remodelada e com novas versões

Vídeo do lançamento da Nova Fiat Strada

Segundo a marca, o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba: são 844 litros na cabine dupla e nada menos que 1.354 litros na Cabine Plus.

A capacidade de carga também vai além e varia de 650 kg na versão para cinco ocupantes para até 720 kg na configuração de entrada. Todos esses números demonstram a grande versatilidade e a desenvoltura ampliada da nova picape para qualquer situação de uso.

Outra inovação destacada é que a movimentação de carga agora foi facilitada pela tampa traseira, que teve seu peso de manuseio amortecido em 60% por um novo sistema de mola sem perder robustez, já que suporta cargas de até 400 kg. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo.

O vão de carga também é modular e recebeu trilhos para acessórios da Mopar, como divisórias e cargo box, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores, que tornam o espaço preparado para diferentes funções. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.

Em termos de motorização,a gama ficou assim: as versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

As versões Freedom e Volcano são impulsionadas pelo moderno motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

Também essas configurações dispõem de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve.

Fiat apresenta Nova Strada remodelada e com novas versões

Recursos de segurança como controle de tração avançado E-Locker (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa são itens de série em todas as versões.

Outro grande destaque é a nova central multimídia Uconnect 7”, que conta com uma tela sensível ao toque de sete polegadas, traz recursos sofisticados como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). É possível parear até dois smartphones.

O sistema foi desenvolvido pela FCA no Brasil e é o mais intuitivo, funcional e amigável do mercado, melhorando de maneira significativa a experiência do usuário com o veículo, através das funções: navegação via Waze e Google Maps; música (Streaming | MP3); reconhecimento de voz (Siri | Google Voice); leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp, por exemplo; e integração com calendário.

Read Previous

Fiat apresenta Nova Strada remodelada e com novas versões

Read Next

Marelli distribui 30 mil kits com máscaras para mecânicos no Brasil

Posts Relacionados