
Tech Drive: Avaliação do Volvo EX30: compacto 100% elétrico e sustentável. O menor dos Volvos e o mais simples por dentro. Mas não se engane, nem por isso o novo Volvo EX30 tem menos valor agregado que outros modelos da linha, além de ser extremamente sustentável, não apenas por conta das emissões zero. Andamos com a versão Ultra, a topo de linha, que oferece muita segurança, eficiência e tecnologia embarcada.
Na verdade, o XC30 foi pensado para ser um SUV compacto desde o começo, haja vista a longa distância entre eixos, rodas grandes e saliências iguais trazem equilíbrio e requinte ao exterior.
🔧🧑🔧 Leia a Revista Oficina News completa
👉 Acompanhe no Insta: @revistaoficinanews
Nosso Volvo EX30 Ultra utiliza variação mais potente do motor elétrico único estendido de 69 kWh, capaz de gerar 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. A bateria NMC possui lítio, níquel, manganês e cobalto e produz sua energia com mais eficiência do que a variante LFP.
Dessa forma, autonomia do EX30 é de 480 km entre as cargas, de acordo com o ciclo de condução WLTP.
A engenharia da marca explica que para obter melhor direção possível, o chassi do EX30 foi ajustado para aproveitar ao máximo as dimensões compactas do carro, com baixo centro de gravidade, estrutura leve e uniformemente distribuída.
A suspensão dianteira é do tipo MacPherson independente e a traseira também é independente com multibraço. Freios a disco nas quatro todas com todas as assistências necessárias. A direção é elétrica com 10,6 m de diâmetro de giro.
Um carro feito para ter a menor pegada de carbono de qualquer carro da Volvo até o momento, ao abordar as emissões em toda a produção e ciclo de vida, bem como um uso cuidadoso de materiais por dentro e por fora.
O interior que parece simples utiliza uma boa parte de materiais reciclados e renováveis para assentos, painel e portas, incluindo materiais como jeans, linho e uma mistura de lã que também contém cerca de 70% de poliéster reciclado.
Para conectividade e informações de bordo, uma tela única, com o Google integrado e executando a versão mais recente do sistema de infoentretenimento, além de todas os dados de configuração do veículo ficam todas integradas. Inclusive, painel de instrumentos com velocímetro e outros parâmetros.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.