Tech Drive
Confira a avaliação da VW Amarok V6 que tem motor de 258 cv com arrancada de automóvel.
Uma picape que acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. Uma picape com desempenho de carros esportivos? Isso mesmo, estamos falando da bela VW Amarok V6 na versão topo de linha Extreme, objeto de desejo da nossa avaliação.
A linha VW Amarok V6 não ganhou nenhuma mega alteração em relação ao visual nos últimos anos, em compensação, o que evoluiu em termos de mecânica e tecnologia, dá gosto de dirigir. Uma combinação de powertrain eficiente e vigorosa, que une o motor 3.0 V6 TDI com o câmbio automático de oito marchas.
Ambos receberam novas calibrações, assim o propulsor turbodiesel passou de 225 cv para 258 cv de potência, ou seja, ganho significativo de 33 cv, ou 15%, entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm, segundo a engenharia da marca.
Leia a Revista Oficina News completa
O torque também teve aumento, chegando aos 59,1 kfgm, 5% a mais do que a versão anterior, já totalmente à disposição do motorista entre 1.400 rpm e 3.000 rpm.
Para incrementar a performance, foi adotada a função Overboost, que permite, durante 10 segundos, que o motorista tenha um avanço de 14 cv, fazendo a Amarok chegar a 272 cv de potência. A Volkswagen explica que o Overboost é aplicável quando a picape roda entre 50 km/h e 120 km/h, ajudando numa ultrapassagem em subida com a caçamba lotada, por exemplo.
Troca de marchas suave e com precisão, assim a transmissão automática funciona depois que foi recalibrada, para adequação aos novos padrões de potência e torque. A troca de marchas pode ser feita de maneira manual por meio da alavanca ou pelas aletas (Shift Paddles) atrás do volante.
A tração integral 4MOTION foi mantida, deixando a robusta VW Amarok V6 perfeita tanto para rodovias pavimentadas quanto para fora de estrada, em situações de pisos de terra, cascalho ou muito acidentados.
Somados a ela estão recursos eletrônicos de série, que aprimoram segurança e conforto, como o Controle Eletrônico de Estabilidade e de Tração, Controle Automático de Descida, Assistente para Partida em Subida, Sistema de Assistência à Frenagem, Bloqueio Eletrônico do Diferencial, freios ABS off-road, freios com discos ventilados nas rodas traseiras etc.
Em relação à conectividade, a intuitiva central de infotainment Discover Media com App-Connect, CD-player/MP3, conexão Bluetooth, e espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.