VW Gol Rallye 2015: economia, desempenho e tecnologia  

Modelo ganha novo motor com evoluções diversas, priorizando a economia de combustível e o alto desempenho, a combinação perfeita

Por fora, as mudanças não foram tão drásticas, mas por dentro, mais especificamente, de baixo do capô… quanta diferença! O Volkswagen Gol Rallye 2015 agora não é só esportivo só no desenho externo, o novo motor deu um gás extraordinário para o modelo, e tudo é novo, pode acreditar.

oficinanews_gol-rallye-3

Falamos do novo motor 1.6l MSI, da mesma família EA211, do 1.0 de três cilindros do Up e do 1.4 Turbo do Golf, porém, com potência 15% superior, quando comparado ao 1.6 8V, da família EA111. E por dentro, uma revolução de novos componentes e novas tecnologias. Nessa reportagem, andamos com o modelo I-Motion, equipado com o câmbio automatizado.

 oficinanews_Gol-rallye---motor1

O motor do Gol Rallye 2015 traz configuração de quatro cilindros e 16 válvulas, visando maior economia de combustível e alto desempenho. A potência máxima chega aos 120 cv a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e aos 110 cv à mesma rotação, com gasolina (E22). O torque máximo é de 16,8 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

 oficinanews_Nova-saveiro---motor1

Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal, o motor 1.6l MSI vem com a tecnologia Total Flex e ainda facilita a vida de seus proprietários com o sistema de partida a frio, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina.

 oficina-news_Sistema-e-flex-de-aquecimento-do-combustivel

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. O cabeçote ainda vem com comando de admissão variável e coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida, que permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica e reduzindo emissões.

O conversor catalítico (catalisador), instalado logo na saída do coletor de escape, atinge rapidamente sua temperatura adequada de operação. A chamada fase fria do motor dura menos e são reduzidas as emissões nesse estágio de funcionamento.

Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote, já que o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Além disso, o novo motor 1.6l 16V é equipado com um radiador de óleo, que possibilita uma melhor estabilidade da temperatura do óleo do motor. Esse dispositivo contribui para maior robustez e menor consumo de combustível.

 oficinanews_Duplo-circuito-de-arrefecimento_3

Os cilindros têm 76,5 mm de diâmetro e 86,9 mm de curso, o que permite ótimo enchimento da câmara de combustão. Combinada a essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.

As bielas foram melhoradas e possuem desenho inovador. Cerca de 26% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim.

 oficinanews_Biela

A otimização da construção do motor está presente também na árvore de manivelas (virabrequim), que tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. A massa total (peso) do componente foi reduzida, proporcionando menores inércia e atrito e aumentando a eficiência do conjunto.

 oficinanews_Arvore-de-manivelas

A construção da tampa do cabeçote é inovadora, em um processo que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente sem a necessidade de solda. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito.

 oficinanews_Nova-saveiro---motor1

A polia de acionamento do sistema de sincronização localizada na árvore de manivela (virabrequim) tem formato oval. Esse mecanismo permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular, além de minimizar atrito e vibração, aumentando a durabilidade do sistema.

 oficinanews_Correia-dentada

O coletor de admissão é feito de material polimérico de alta resistência e baixa rugosidade, garantindo fluxo de ar com baixa restrição. Como em todos os modelos Volkswagen, o conjunto de corpo de borboleta e acelerador é eletrônico.

O novo motor 1.6l MSI utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro, o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas, colaborando para maior eficácia na combustão.

Câmbio I Motion

Além do novo motor 1.6l MSI, o Gol Rallye 2015 conta com a opção da transmissão automatizada I-Motion, que recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, proporcionando trocas de marcha mais suaves e precisas. No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada.

A transmissão I-Motion do Gol Rallye 2015 permite também trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional.

oficinanews_Gol_Rallye_imotion

Na versão I-Motion, a partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, o motorista deve aguardar a indicação do instrumento combinado para efetuar esse procedimento.

De acordo com os dados da Volkswagen, quando abastecido com etanol, o Gol Rallye com o novo motor 1.6l MSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h. Com gasolina, são 9,9 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 184 km/h de velocidade máxima. Quando equipado com a transmissão automatizada I-Motion, o Gol Rallye acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h (etanol). Com gasolina, são 10,5 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 184 km/h de velocidade máxima, com a transmissão automatizada.

oficinanews_Gol_Rallye_amarelo_00006

O modelo chegou às concessionárias em abril deste ano, apenas com 28 mm a mais de altura que as outras versões do Gol, sendo que o aumento de 23 mm se deve à utilização de molas e amortecedores distintos, e os pneus 195/50 são os responsáveis pelo acréscimo dos outros 5 mm; além de poucas alterações de acabamento, como estilo de molduras, adesivos e o destaque do aerofólio na traseira.

 oficinanews_gol-rallye-1

Com relação à lista de itens de série, listamos os freios ABS com EBD, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, airbags frontais, ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores elétricos com função tilt-down no lado do passageiro e luzes de seta integradas, sistema de som com rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, vidros e travas elétricos e volante multifuncional.

 

Ficha técnica

Motorização:                          1.6

Alimentação                           Injeção multi ponto

Potência                                  120 cv (etanol) e 110 cv (gasolina)

Cilindradas                             1.598   cm3

Torque                                    16,8 Kgfm (etanol) e 15,8 Kgfm (gasolina)

Câmbio                                   Automatizado sequencial de 5 marchas

Tração                                     Dianteira

Direção                                   Hidráulica

Suspensão dianteira               tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira                 tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios                                      Dois freios à disco com dois discos ventilados com ABS e EBD (Distribuição eletrônica de frenagem)

 

Read Previous

Amortecedor pressurizado HG comemora completa 30 anos

Read Next

Ford premia reparador independente com automóvel em concurso de mecânica