Zen tem destaque no processo de manufatura de seus produtos

Por meio Sistema Lean Manufacturing adotado a partir de 2006, a Zen tem destaque no processo da manufatura de seus produtos, ganhando em melhoria continua em qualidade, eficiência da produção e redução de custos

A empresa, que fabrica vários componentes entre eles os impulsionadores de partida, mostrou os resultados de seu trabalho de gestão durante o Workshop “Os desafios na implementação e operacionalização do Lean Manufacturing”, promovido recentemente em Blumenau (SC) pelo Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (SIMMMEB), pelo Departamento de Engenharia de Produção e Design da FURB, Universidade Regional de Blumenau, pela Fundação Fritz Muller e pela consultoria Gemba Training.

Durante sua apresentação, Daniel Lorenzon dos Santos, Analista de Melhoria Contínua da ZEN, abordou a redução de custos, com base no Lean Manufacturing, no desdobramento estratégico e suas dificuldades. Já Joziel J. Corrêa, que também é Analista de Melhoria Contínua da ZEN, tratou sobre a importância e necessidade do envolvimento das pessoas para o autodesenvolvimento em benefício da organização.

Lean manufacturing, também chamado de Sistema Toyota de Produção, foi criado no período de reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial, por Taiichi Ohno, e é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos. Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas “Lean” incluem processos contínuos de análise, produção “pull” e elementos/processos à prova de falhas.

Editado por Carol Vilanova

Read Previous

Lubrificantes Shell passam a ser comercializados no Walmart

Read Next

Honda City traz sofisticação e mecânica ajustada