Chevrolet Cobalt com novo motor mais econômico

Chevrolet Cobalt com novo motor mais econômico

Sedã teve visual renovado e um conjunto de powertrain que impressiona, pela mecânica robusta, desempenho e economia de combustível

Texto: Flávia Gomes / Carol Vilanova

Fotos: Carol Vilanova

Andamos com o Chevrolet Cobalt modelo 2017 na versão topo de linha, a Elite, com o novo motor 1.8, que adota o sistema ECO da marca, ou seja, uma série de evoluções mecânicas e tecnológicas que têm o objetivo melhores índices de eficiência energética, conforto e emissões. Isso se traduziu em um motor mais econômico sem perder a performance.

O Cobalt quando veio ao mundo era um tipo de patinho feio da Chevrolet, sempre reconhecida pelos seus designs atrativos. Mas o seu ponto forte era a funcionalidade, com amplo espaço interno e um porta-malas generoso de 563 litros, o que claro foi mantido na linha 2017, que agora teve o lado do visual também observado pela montadora, sim, agora o Cobalt está provido de beleza.

O visual do modelo foi inspirado no sedã luxuoso Malibu e foi o primeiro a enfeitar as ruas brasileiras com o novo DNA da marca, ganhou um ar mais sofisticado, com a carroceria redesenhada e exibindo linhas mais expressivas e dinâmicas.

Tanto a dianteira quanto a traseira foram reformuladas, assim como os para-lamas dianteiros e as rodas de alumínio. O novo capô ganhou um vinco elegante, e a grade tem duas aberturas e o logo Chevrolet entre elas.

O novo propulsor que equipa a nova geração do Cobalt é o SPE/4 ECO, que substitui o famoso EconoFlex. Este é o grande destaque do modelo, já que trouxe com ele uma série de alterações mecânicas e tecnológicas que deixaram o conjunto mais potente e econômico.

Entre as mudanças estão o conjunto de pistões, bielas e anéis, que foi redesenhado e ficou mais leve. Os anéis de pistão e o tipo de óleo lubrificante (0W20) também sofreram alterações, e além disso, a taxa de compressão foi ajustada com foco no melhor desempenho.

O motor ganhou ainda um módulo eletrônico 40% mais rápido e potente e novos sistemas de arrefecimento de gerenciamento de cargas elétricas completam o pacote. Segundo a engenharia da marca, o novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas -com menor atrito-, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz.

Na prática, o motor trouxe mais performance para o modelo, que ficou significantemente mais econômico. Anda bem, com torque alto a partir de 2.600 rpm, mostrando agilidade no transito e velocidade na estrada.

Os dados da GM revelam que o modelo chega a 170 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s, números interessantes para o porte e categoria do veículo. São 106 cv de potência máxima quando abastecido com gasolina e 111cv com etanol.

Este modelo utiliza a transmissão automática de seis marchas, que apresenta comportamento mais suave e inteligente em diversas situações de tráfego. Oferece o modo Active Select, no qual o motorista pode fazer as trocas manualmente.

Outras evoluções contemplam os sistemas de suspensão e freio, na aerodinâmica e no uso de materiais mais nobres para redução de peso. As molas, amortecedores e batentes de suspensão foram recalibrados. O eixo recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixo. A ideia é melhorar o comportamento dinâmico em altas velocidades.

Os freios ficaram mais eficientes energeticamente, e segundo a marca, novos rolamentos e pneus verdes também contribuíram para a redução significativa do consumo de combustível e melhora da performance.

Bastante gostoso de dirigir, o Cobalt adota a direção com assistência elétrica progressiva, um sistema que deixa o caro mais leve ao manobrar, e mais duro na estrada, por exemplo.

Na versão Elite, os recursos tecnológicos são muitos, destacando a câmera de ré com guias auxiliares, sensor de estacionamento com gráficos, sensor de chuva, sistema de acendimento automático dos faróis, volante com controle das funções do rádio e telefone e acionamento das travas e vidros por controle remoto são alguns dos itens disponíveis para o carro.

O painel com velocímetro digital incorpora bússola e alerta de baixa pressão dos pneus, enquanto o multimídia MyLink conta com Android Auto e Apple CarPlay para integração com smartphones.

O sistema OnStar do Cobalt ganha novas funcionalidades, com novo serviço de diagnóstico. Por meio de um aplicativo para smartphone, o usuário pode conferir parâmetros do veículo, como a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus.

O sedã da Chevrolet ganha ainda duas novas opções de cores para a carroceria: o Azul Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, ambas metálicas. Elas se juntam ao Cinza Grafite, ao Bege Peper Dust, ao Branco Summit, ao Prata Switchblade e ao Marrom Mogno Brown.

Galeria de fotos 

Ficha técnica                    

Tipo                                       Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros       4 em linha

Válvulas, total                   8 (SOHC)

Taxa de compressão      12,3

Injeção eletrônica de combustível           M.P.F.I.

Potência                              Etanol – 111 cv @ 5200 rpm / Gasolina – 106 cv @ 5200 rpm

Torque                                 Etanol – 17,7 Kgfm @ 2600 rpm / Gasolina – 16,8 Kgfm @ 2800 rpm

Transmissão                      Manual de 6 velocidades ou Automática de 6 velocidades

Freios                                   Sistema Hidráulico com duplo circuito distribuído em diagonal

Dianteiros                           A disco ventilado

Traseiros                             A tambor

Direção                                Elétrica Progressiva (EPS)

Suspensões

Dianteira                             Independente tipo “McPherson” com braço de controle ligado a haste tensora, Molas helicoidais com carga lateral Linear, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora ligado a haste tensora

Traseira                               Semi independente, com eixo torsão, barra estabilizadora soldada no eixo traseiro, mola helicoidal com constante elástica linear e amortecedores pressurizados

Rodas                                   Alumínio 6Jx15 (Sobressalente de aço estampado 4Bx16) – 4 furos”

Pneus                                   Radiais 195/65 R15 (sobressalente radial T115/70 R16)

Bateria                                 12V, 50Ah

Alternador                         100Ah

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cd)    0,33

Peso em ordem de marcha (Kg) 1.129 (Elite)

 

Read Previous

Monroe amplia sua linha de amortecedores no Aftermarket

Read Next

Total lança novo lubrificante voltado para veículos leves