
Considerado bastante tecnológico, a Ford apresenta detalhes técnicos do motor turbo Ecoboost, utilizado em vários modelos da gama. No Brasil, é utilizado no Ford Fusion 2.0 EcoBoost e no Ford New Fiesta 1.0 EcoBoost.
Priorizando a eficiência energética, a linha adota a chamada tecnologia de “downswing”, que se traduz em menos cilindrada e mais potência. Para mostrar os “segredos” do EcoBoost, a Ford produziu um vídeo desse novo padrão de motor turbo, que pode ser assistido aqui.
Segundo a Ford, o seu funcionamento é controlado por um software exclusivo para otimizar o rendimento em qualquer condição de rodagem. Comparado aos motores convencionais, o EcoBoost conta com uma estrutura pequena e compacta, economizando peso e espaço para aumentar a eficiência.

São três tecnologias principais adotadas nesse engenho: a primeira é a injeção direta de combustível, que permite dosar quantidades precisas de combustível diretamente nos cilindros. Feita com eletroinjetores de alta pressão com múltiplas injeções por ciclo, elimina o desperdício de combustível nos dutos de admissão e garante uma combinação perfeita de alta potência e eficiência.
A segunda tecnologia é o turbo, dando uma dose extra de potência para o motor quando necessário. Entre outras inovações, ele trabalha com alta pressão e baixa inércia em altíssimas rotações, de até 248.000 rpm.
A terceira tecnologia é o duplo comando independente e variável de válvulas, que garante a quantidade correta de ar para a queima. Funcionando tanto na admissão como no escape, ele otimiza a eficiência do motor sob todas as condições de operação. Entre outras vantagens, permite a abertura tardia das válvulas de escape para melhorar o consumo de combustível e o cruzamento de válvulas para aumentar o torque em baixa rotação.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.