
Já não é a primeira vez que os motores da Audi e Ford se destacam em prêmio internacional. A Audi colocou pela oitava vez em evidencia o 2.5 TFSI da Audi é eleito novamente o melhor de sua categoria, de 2,0 a 2,5 litros. Já a Ford foi premiada pelo EcoBoost 1.0, eleito o melhor 1.0 litro pelo sexto ano consecutivo.
O prêmio “Motor Internacional do Ano” é apresentado anualmente desde 1999, representado por um painel internacional de 65 jornalistas automotivos, que selecionam os melhores motores do ano em diferentes categorias.
A Audi já recebeu 13 desses prêmios reconhecidos mundialmente. Membro do Conselho Administrativo para Desenvolvimento Técnico, Peter Mertens, comemora, “O prêmio confirma que eficiência, bom desempenho e ótimo ronco podem funcionar em perfeita harmonia”
Os juízes elogiaram não só a performance excepcional do cinco-cilindros, mas também seu ronco único. Suas características sonoras relembram muito as do motor do carro de rali Group B dos anos 1980. O atual propulsor é 26 kg mais leve que o antecessor, graças à mudança para um cárter de liga leve. Isso permitiu que os engenheiros da Audi aprimorassem ainda mais a distribuição da carga do eixo para melhorar a dirigibilidade.

O 2.5 TFSI está disponível nos TT RS Coupé e Roadster e nos RS 3 Sportback e Sedan. Com 400 cv de potência e 400 Nm de torque, é o motor de cinco-cilindros mais potente em produção no mercado global. Com essa unidade, o RS 3 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Opcionalmente, pode chegar a 280 km/h.
A vitória do Ecoboost 1.0 aconteceu entre 35 competidores, e foi elogiado pelos jurados pela combinação de desempenho, economia de combustível e tecnologia do propulsor. No Brasil, o EcoBoost 1.0 é oferecido desde o ano passado no New Fiesta, com potência de 125 cv. Na Europa, ele está disponível também em versões de 100 cv e 140 cv.

“O motor Ford EcoBoost ainda é o melhor 1.0 de três cilindros do mercado, apesar do lançamento de motorizações mais recentes”, diz Dean Slavnich, co-presidente do 19° Motor International do Ano realizado em Stuttgart, na Alemanha e editor-chefe da revista Engine Technology International. “Ainda mais impressionante é ele ser o primeiro motor da categoria a vencer o título em todos os anos em que concorreu.”
No início de 2018, o motor EcoBoost 1.0 litro vai agregar uma nova tecnologia para reduzir ainda mais o consumo, desativando automaticamente um dos cilindros quando a capacidade máxima não é necessária. Exemplo de engenharia avançada, essa tecnologia permite desativar ou reativar um cilindro em 14 milissegundos – 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos – sem comprometer o desempenho ou o refinamento.
“O motor EcoBoost 1.0 é um divisor de águas a tornou-se a referência em motores compactos e eficientes, com tecnologias sofisticadas de turbo, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. “Mesmo com dez prêmios de Motor Internacional do Ano conquistados, ainda estamos encontrando caminhos para avançar na engenharia e entregar ainda mais benefícios para os clientes do EcoBoost.”

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.