Motores da Audi e Ford se destacam em prêmio internacional  

Já não é a primeira vez que os motores da Audi e Ford se destacam em prêmio internacional. A Audi colocou pela oitava vez em evidencia o 2.5 TFSI da Audi é eleito novamente o melhor de sua categoria, de 2,0 a 2,5 litros. Já a Ford foi premiada pelo EcoBoost 1.0, eleito o melhor 1.0 litro pelo sexto ano consecutivo.

O prêmio “Motor Internacional do Ano” é apresentado anualmente desde 1999, representado por um painel internacional de 65 jornalistas automotivos, que selecionam os melhores motores do ano em diferentes categorias.

A Audi já recebeu 13 desses prêmios reconhecidos mundialmente. Membro do Conselho Administrativo para Desenvolvimento Técnico, Peter Mertens, comemora, “O prêmio confirma que eficiência, bom desempenho e ótimo ronco podem funcionar em perfeita harmonia”

Os juízes elogiaram não só a performance excepcional do cinco-cilindros, mas também seu ronco único. Suas características sonoras relembram muito as do motor do carro de rali Group B dos anos 1980. O atual propulsor é 26 kg mais leve que o antecessor, graças à mudança para um cárter de liga leve. Isso permitiu que os engenheiros da Audi aprimorassem ainda mais a distribuição da carga do eixo para melhorar a dirigibilidade.

Motores da Audi e Ford se destacam em prêmio internacional  
Motores da Audi e Ford se destacam em prêmio internacional

O 2.5 TFSI está disponível nos TT RS Coupé e Roadster e nos RS 3 Sportback e Sedan. Com 400 cv de potência e 400 Nm de torque, é o motor de cinco-cilindros mais potente em produção no mercado global. Com essa unidade, o RS 3 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Opcionalmente, pode chegar a 280 km/h.

A vitória do Ecoboost 1.0 aconteceu entre 35 competidores, e foi elogiado pelos jurados pela combinação de desempenho, economia de combustível e tecnologia do propulsor. No Brasil, o EcoBoost 1.0 é oferecido desde o ano passado no New Fiesta, com potência de 125 cv. Na Europa, ele está disponível também em versões de 100 cv e 140 cv.

Ford Ecoboost 1.0

“O motor Ford EcoBoost ainda é o melhor 1.0 de três cilindros do mercado, apesar do lançamento de motorizações mais recentes”, diz Dean Slavnich, co-presidente do 19° Motor International do Ano realizado em Stuttgart, na Alemanha e editor-chefe da revista Engine Technology International. “Ainda mais impressionante é ele ser o primeiro motor da categoria a vencer o título em todos os anos em que concorreu.”

No início de 2018, o motor EcoBoost 1.0 litro vai agregar uma nova tecnologia para reduzir ainda mais o consumo, desativando automaticamente um dos cilindros quando a capacidade máxima não é necessária. Exemplo de engenharia avançada, essa tecnologia permite desativar ou reativar um cilindro em 14 milissegundos – 20 vezes mais rápido que um piscar de olhos – sem comprometer o desempenho ou o refinamento.

“O motor EcoBoost 1.0 é um divisor de águas a tornou-se a referência em motores compactos e eficientes, com tecnologias sofisticadas de turbo, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas”, diz Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto da Ford Europa. “Mesmo com dez prêmios de Motor Internacional do Ano conquistados, ainda estamos encontrando caminhos para avançar na engenharia e entregar ainda mais benefícios para os clientes do EcoBoost.”

Read Previous

Nakata amplia gama de kits de reparo de junta homocinética

Read Next

Zip Lube dá dicas de revisão para uma viagem segura