
A novidade da Audi para o Salão do Automóvel de Paris, que acontece de 4 a 19 de outubro, é o TT Sportback, carro conceito equipado com motor 2.0 TFSI de quatro cilindros, 400 cv de potência e torque máximo de 450 Nm.
Com arrancada de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos, o Audi TT Sportback conceitual ainda possui transmissão S tronic de sete velocidades para a tração integral permanente quattro e, com relação ao consumo, o motor 2.0 TFSI do Audi TT Sportback apresenta um rendimento específico de 200 cv por litro de deslocamento, ao gerar 400 cv de potência a 6.400 rpm. O motor de quatro cilindros aplica 450 Nm de torque no virabrequim entre 2.400 e 6.000 rpm, com mais de 300 Nm já disponíveis a apenas 1.900 rpm.
Como membro da família de motores Audi EA 888, há um amplo pacote de tecnologias de última geração a bordo para a unidade de injeção direta turbocomprimida. O ajuste da árvore de cames nos lados de entrada de ar e do escapamento e o sistema Audi Valvelift, que varia o curso das válvulas do escapamento em dois estágios, garantem um bom suprimento das câmaras de combustão. Com carga parcial, a injeção indireta complementa a injeção direta FSI. O coletor de escape embutido na cabeça dos cilindros é um componente importante da gestão térmica. O fluxo de fluido refrigerante é gerido por um potente módulo lateral rotativo.
Para gerar alta potência de rendimento, o 2.0 TFSI passou por profundas modificações, incluindo pistons especiais de alumínio com um canal de arrefecimento integrado e um virabrequim feito de aço forjado de ultra alta potência. O cárter consiste de uma liga de fundição nova e de alta resistência, e a cabeça dos cilindros foi projetada para prover uma maior taxa de fluxo de gás. O turbocompressor também foi redesenhado e acumula um aumento máximo relativo de pressão de 1,8 bar. Ele contém uma roda de turbina de fluxo misto que é muito conhecida pelo seu desempenho de arranque particularmente rápido.
A força do motor flui para uma compacta transmissão S tronic de sete velocidades com um layout de três eixos, que realiza trocas diretas de marchas em centésimos de segundo. A potência na estrada é gerada pela tração integral e permanente quattro. Para obter uma ótima distribuição do peso, a embreagem multi-disco, hidraulicamente ativada e controlada eletronicamente, fica localizada no eixo traseiro. O sistema de transmissão da quattro controla ativamente a distribuição de torque entre os eixos em questão de milésimos de segundos, ampliando assim o manuseio dinâmico do carro.
Já sobre a suspensão, a parte frontal se baseia no sistema McPherson. Componentes de alumínio reduzem o peso das massas não suspensas do chassis e a suspensão com quatro pontos de apoio é capaz de processar separadamente as forças longitudinais e transversais.
As rodas grandes têm 21 polegadas de diâmetro e um formato de pneu 255/30. Os quatro discos dos freios no formato 18 polegadas possuem um design em onda redutor de peso.
O Electronic Stabilization Control (Controle Eletrônico de Estabilização/ESC) dá um toque final à dirigibilidade do modelo. Uma sub-função do ESC é ativada no limiar da curva – através da aplicação mínima dos freios sobre as rodas na parte interna da curva, que suportam uma carga menor, e o controle seletivo de torque sobre as rodas desvia o torque de tração para as rodas na parte externa da curva. Para o motorista, isso significa um maior incremento em termos de neutralidade, estabilidade e tração.
A carroceria exerce um papel fundamental para a construção leve do Audi TT Sportback conceitual com base na matriz transversal modular (MQB). Toda a seção frontal é feita de aço. O piso do compartimento de passageiros inclui componentes de aço moldados a quente e de alta resistência que, graças às suas propriedades de resistência, possuem paredes finas e são igualmente leves. A estrutura do compartimento, a camada externa, e as portas e tampas são feitas do clássico nódulo fundido com perfil extrudado e metal laminado para produtos de alumínio semiacabados da Audi.
Com seu conceito composto, a carroceria representa a mais recente evolução da Audi Space Frame (Estrutura Espacial da Audi/ASF). Sua construção híbrida assegura que o carro de exibição possua um baixo centro de gravidade– ideal para a direção esportiva.
No Audi TT Sportback conceitual, o foco do farol alto é provido por tecnologia laser – em cada farol dianteiro, um módulo englobando quatro potentes diodos gera um feixe de luz que ilumina várias centenas de metros. O foco a laser, que é ativado a 60 km/h ou mais, complementa o farol alto. Para o motorista, isso é um incremento significativo para a visibilidade e a segurança; uma câmera é usada para detectar e ofuscar outros usuários nas estradas.
O conceito da iluminação é complementado pelo indicador com uma tela dinamizada que também é usada nas luzes traseiras. Ela inclui uma série de diodos individuais que se acendem um após o outro, de dentro para fora, indicando a direção selecionada pelo motorista.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.