Para garantir uma correta instalação, a KS disponibiliza dicas de montagem de bomba de óleo do motor. Segundo a marca, o procedimento deve ser realizado em engrenagens e eixos, com o óleo recomendado pelo fabricante do motor.
A Motorservice, divisão responsável por comercializar no mercado de reposição os produtos Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF destaca algumas dicas importantes para o serviço de manutenção deste componente tão importante para o bom funcionamento do motor.
Responsável pela lubrificação forçada do motor, a bomba de óleo é parte fundamental no funcionamento do veículo. O sistema de lubrificação tem como função limpar, refrigerar e reduzir o atrito gerado pelos componentes do motor, sistema que garante a preservação da vida útil das peças. Danos irreparáveis podem ocorrer se houver problemas com a bomba de óleo e dificuldades na lubrificação do motor. Por isso, sempre que realizar a troca da bomba de óleo, é preciso ter especial atenção para realizar a manutenção adequadamente.
Antes de fazer a intalação, a Pierburg e BF recomendam:
– Fazer a lubrificação de todas peças móveis: engrenagens e eixos, com o óleo recomendado pelo fabricante do veículo.
– Drenar completamente o óleo existente no cárter, observando se há impurezas, para só depois fazer a remoção da bomba de óleo, inspecionando visualmente quanto a batidas, trincas ou desgastes excessivos que possam ter sido originados devido a problemas de outros componentes do sistema de lubrificação.
– Lavar todos os componentes do motor que serão reutilizados, removendo resíduos e impurezas.
– A bomba não deve ser trocada sem a substituição do filtro de óleo e quando o sistema de pressão estiver sujo, além da limpeza é preciso observar o estado do conjunto de válvula de alívio e, se necessário, efetuar a troca.
– Componentes de acionamento da bomba não podem estar danificados. Juntas e anéis de vedação usados devem ser trocados por novos. Adesivos somente se recomendado pelo fabricante do motor, pois os líquidos podem causar danos na bomba.
Durante a instalação, fique atento as seguintes indicações da Pierburg e BF:
– O torque utilizado no aperto dos parafusos da bomba sempre deve ser o especificado pelo fabricante.
– Para prevenir danos que possam ser causados por pressão de óleo insuficiente na primeira partida é recomendado lubrificar a bomba, filtro de óleo, balancins, tuchos e comando com o mesmo óleo que será utilizado no motor.
– Durante a instalação, certifique-se que a bomba esteja bem encaixada. Caso tenha dificuldades na instalação, não force a bomba, pois poderá ocasionar problemas em seu funcionamento.
Cuidados após a instalação:
– O motor deve ser alimentado com óleo lubrificante até o nível especificado pelo fabricante. Ao funcionar o motor, evitando a aceleração brusca, o sistema será pressurizado, caso isso não ocorra, deverá ser desligado imediatamente para a verificação da causa da falha.
Carol Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.