
A Marcopolo Rio, unidade da Marcopolo S.A. especializada na produção de ônibus urbanos, iniciou a fabricação do novo Torino articulado, que é também o primeiro ônibus articulado fabricado na unidade carioca.
Com chassis Volvo B340 MA e comprimento total de 20,39 metros, o novo Torino articulado tem capacidade para transportar mais de 130 passageiros e será fornecido inicialmente para os Sistemas Transoeste e Transcarioca, da capital fluminense.
Concebido para oferecer conforto e segurança aos passageiros, motoristas e cobradores, além de menores custos operacional e de manutenção, o novo Torino articulado tem maior largura interna, que garante amplo espaço para circulação, e iluminação interna em LEDs. As poltronas City são ergonômicas e contam com novos apoios de cabeça, além de nova decoração. O veículo também dispõe de opção de poltronas com encosto alto. Outra inovação é o sistema de campainha com acionamento de chamada de parada por botão (sem fio). O modelo tem ainda cinco poltronas preferenciais para idosos, gestantes e/ou portadores de necessidades especiais, elevador automático e espaço dedicado para cadeirantes.
Outras novidades que proporcionam menor custo de manutenção e facilitam a limpeza são o assoalho, dividido em painéis removíveis, e os pés das poltronas tipo cantilever, que permitem a realização de reparos no piso, sem a necessidade de remoção das poltronas. Os revestimentos da carroceria também são de fácil limpeza, alta durabilidade e baixo custo de reparação.

Carolina Vilanova, editora da Revista e Portal Oficina News, é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Em 2003 iniciou sua participação no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como editora da Revista o Mecânico por 12 anos. No ano de 2014, idealizou o Portal Oficina News, que em 2016 teve sua versão impressa publicada, a Revista Oficina News, sob a chancela da Editora Ita & Caiana. Sob sua responsabilidade editorial, publica também a Revista Frete Urbano.